corpo-mente
 

 

VOCÊ SABE COMO PREPARAR O CORPO

PARA A MARATONA DO CARNAVAL?

DR. FABIO RAVAGLIA

 
O folião brasileiro que se preza já sabe como faze r durante os festejos. Mais do que isso, meses antes do Carnaval, já decidiu onde e como vai se divertir nos dias sob o reinado de Momo. E todos concordamos que a alegria faz bem à mente e ao corpo, correto?  Mas, quantos foliões estão de fato preparados para a “maratona” do Carnaval? Quantos têm resistência física para ir atrás dos trios elétricos?

 

É nesta época que há mais casos nos pronto-socorros de todo o país de torções de tornozelo, intoxicações alimentares e ensolação, por exemplo. Isso sem contar os excessos e a ausência de cuidados elementares...

 

Vale lembrar que o Carnaval é uma atividade física de alto impacto, portanto, não aconselhável para pessoas com problemas de saúde e para os que têm lesões nos joelhos ou articulações dos membros inferiores. Acrescento à lista os que estão muito acima do peso, hipertensos ou cardíacos.  
 
Entre as dicas para a conquista do preparo físico básico destaco a caminhada, uma das maneiras mais simples de iniciar uma atividade física. Para sentir diferença em apenas um mês – o que antecede a maratona do Carnaval – comece a caminhar todos os dias por, no mínimo, uma hora.

 

Uma semana antes do Carnaval intensifique o treinamento, iniciando a corrida. Lembre-se que é necessário o alongamento  antes e depois da atividade para minimizar a ocorrência de lesões e de fadiga nos músculos.

 

Para chegar em forma no Carnaval convém, além da caminhada, implementar uma outra atividade física aeróbica. Estão na lista de sugestões a natação e uma atividade física simples: pular corda.

Na hora de fazer as malas rumo à folia recomendo priorizar o tênis, sobretudo os modelos que absorvem o impacto. Faço um alerta especial para as mulheres: os calçados com salto podem provocar torções e fraturas de tornozelo, principalmente em terrenos acidentados como os paralelepípedos de cidades históricas e na areia da praia.

 

Entre as recomendações para curtir o Carnaval sem parar no pronto-socorro, destaco:


-      Se ingerir bebidas alcóolicas, tome mais água do que de costume.
-      A alimentação é fundamental para a resistência física. Faça a cada três horas pequenas refeições, incluindo frutas, verduras, legumes e grãos. Nada de gorduras e lanches!

-      Evite ingerir álcool de estômago vazio e intercale água e suco de frutas entre as doses de bebida alcóolica.

-      Fique atento à higiene de lanchonetes e restaurantes. Alimentos contaminados causam intoxicação alimentar, cujo sintoma clássico é a diarréia.
-      O sono é fundamental para o bom funcionamento do organismo, portanto, evite emendar um dia no outro.

-      Não aconselho tomar energéticos para disfarçar o cansaço. Associados ao álcool, eles diminuem a concentração e a atenção.  
-      Use roupas leves e confortáveis, que permitam a transpiração da pele.
-      Cuidado com as doenças sexualmente transmissíveis, principalmente, a aids e a hepatite. Use camisinha!

-      Se a farra for ao ar livre, lembre-se de passar protetor ou bloqueador solar.

Dr. Fabio Ravaglia é médico ortopedista graduado pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) com residência médica no Hospital do Servidor Público Estadual, especialização em coluna vertebral Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho (Santa Casa de Misericórdia de São Paulo) e mestre em cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

 

RELAXE OS PÉS NO CARNAVAL

 

Sem dúvida, todo ano, os foliões se divertem, dançam, pulam e, depois de muito agito, nada melhor do que um bom relaxamento para os pés.  Essa parte importante do corpo, muitas vezes esquecida, sustenta o peso do corpo durante boa parte do dia. Foi pensando neste momento de prazer que a Meissen, empresa de produtos naturais há 46 anos no mercado, apresenta o Escalda pés aromáticos.


Cada erva foi cuidadosamente selecionada para que juntas proporcionem um delicioso aroma e um agradável momento de relaxamento. O resultado é um pé macio e cheiroso. O produto pode ser encontrado em embalagens com duas unidades nos aromas: laranja, lavanda e eucalipto.

 

Os produtos podem ser adquiridos pelo 0800-116-500

 

 

_________________________


Direitos autorais (Lei federal nº 9.610/98) - Quando da utilização de material  deste site, deve ser feita a seguinte referência: "extraído de
www.idademaior.com.br"