fatos
 

 

MORRE A MULHER MAIS VELHA DO MUNDO

 

Maria-de-Jesus

 

Morreu no dia 2 de janeiro deste ano Maria de Jesus, com a idade de 115 anos em Tomar, 66 quilômetros ao norte da cidade do Porto, em Portugal. Ela nasceu em 10 de setembro de 1893, quando a rainha Vitória ainda reinava no império britânico.

 

Maria de Jesus viveu o suficiente para ver o nascimento de cinco dos seus tataranetos e sobreviveu a três dos seus seis filhos. Tinha 11 netos e 16 bisnetos. Manuel dos Santos é o filho mais velho vivo, com 89 anos, seguindo-se Madalena, com 84, e Alda, com 77 anos.

 

Segundo a agência portuguesa de notícias Lusa, ela acordou pela manhã  tomou café da manhã e se sentiu indisposta, morrendo quando se dirigia ao médico.

 

Maria de Jesus, que educou seis crianças e ficou viúva aos 57 anos, manifestou aos 100 anos de cidade que desejava aprender a ler e a escrever. "Um professor veio durante alguns meses, mas", lamentou a filha, "ela nunca conseguiu seu objetivo".

A família garante que Maria "nunca teve de problemas de saúde". Aos 115 anos "ainda comia muito bem" e "via melhor do que ouvia", diz a filha Madalena que ultimamente "andava preocupada com as mãos inchadas" da mãe.

 

 

NOVA SECRETÁRIA PARA ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

 

No dia 1º de janeiro de 2009 a advogada Cristiane Brasil assumiu a Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, cargo que já exerceu em setembro de 2003, também na Prefeitura do Rio, quando então se chamava Secretaria da Terceira Idade.

 

De imediato, ela pretende realizar um amplo estudo para obter um referencial de dados que identifique com precisão o perfil do público-alvo de nossa Secretaria. Seu objetivo é estudar na cidade do Rio de Janeiro, os efeitos desse envelhecimento populacional e agregar qualidade de vida a esta etapa de vida.

 

- No Rio de Janeiro este envelhecimento é acelerado, não só pelo decurso do tempo para os longevos, como também pela migração de idosos de outros municípios, que buscam atendimento médico na rede hospitalar carioca. Este será um outro desafio da gestão Eduardo Paes, conseguir desafogar o sistema de saúde municipal como também o sistema de assistência social, concluiu a nova secretária.

DESPEJO DE IDOSOS

 

Um prédio no bairro carioca de Botafogo, Rua Voluntários da Pátria 127, moradores querem despejar o grupo de idosos que passa o dia na portaria, conversando e vendo os outros moradores passarem.

 

A alegação é de que os idosos são fofoqueiros. A decisão sairá na próxima reunião de condomínio.

 

 

_________________________


Direitos autorais (Lei federal nº 9.610/98) - Quando da utilização de material  deste site, deve ser feita a seguinte referência: "extraído de
www.idademaior.com.br"