AGENDA                                                      home


Não nos responsabilizamos por mudanças de datas, horários ou se houver greve de funcionários nos eventos aqui citados.
Apenas divulgamos os e-mails recebidos
.

 

janela

RELIGIOSIDADE NA ARTE BRASILEIRA

No Brasil, a religiosidade está presente em todas as formas de manifestação artística. Os povos indígenas expressam nas esculturas e ornamentos os espíritos da floresta. Os escravos demonstravam sua fé em suas pinturas e peças. Das primeiras obras barrocas às mais recentes criações. Também faz parte das imagens de santos que ornam as igrejas coloniais e nas pinturas que retratam o candomblé. Roberto Rugiero, marchand e diretor da Galeria Brasiliana diz que a arte é sempre a melhor forma de expressão da fé. “São obras que emanam de causas mais profundas, brotam imperiosas”.Para levar ao público as principais obras de arte que representem essas e outras simbologias, a Galeria Brasiliana realiza a mostra “Religiosidade na Arte Brasileira”. Entre os artistas, alguns que se expressam somente por temas religiosos, Jadir João Egidio (arte em alto-relevo, como as Santas Ceias), Geraldo de Andrade (pinturas em óleo sobre tela - Arcanjos e a Arca) e o neo-barroco José Joaquim da Silva, o Zezinho de Tracunhaém, com esculturas que chegam a medir dois metros de altura. Entrada gratuita.

De: Segunda a sexta-feira das 10h às 18h e aos sábados das 10h às 16h
Local: Rua Arthur de Azevedo, 520, São Paulo/SP
Tel. (11) 3086-4273 - www.galeriabrasiliana.com.br

TEATRO A BORDO

A companhia paulista Abaréteatro fundada em 1995, pelo diretor Orlando Moreno, lançou o projeto itinerante Teatro a Bordo, com espetáculos e oficinas que percorrerão inicialmente dez  cidades paulistas. Criada em comemoração aos 200 anos da abertura dos portos brasileiros a nações amigas, a iniciativa inclui peças de teatro, teatro infantil, teatro de bonecos, apresentações de bandas, intervenções, oficinas e exposições de fanzines e Haicai (poema de origem japonesa). Além do Abaréteatro, outros grupos que se apresentarão no projeto são Centro Teatral e Etc e Tal, Circo Navegador, Fé e Festa!, Carrossel de Baco, João Bá, Capim Cidreira, Russo Jazz Band e Ayrton Salvanini. A maioria dos espetáculos tem inspiração no folclore, na cultura e na história do Brasil.

O projeto Teatro a Bordo é realizado em um contêiner transformado em palco e será levado a dez cidades, começando por Santos, até setembro. A arte e a cenografia do projeto, que celebra os 200 anos de abertura dos portos brasileiros a nações amigas, são assinadas por Lia Renha, diretora de arte de minisséries de TV como “Hoje é dia de Maria”.

O projeto  “Teatro a Bordo” terá duração inicial de três meses, passando por Itanhaém (25, 26 e 27/07), Guarujá (11, 12 e 13/07), São Vicente (15, 16 e 17/07), Peruíbe (18, 19 e 20/07) e Cubatão (07, 08 09/08), na Baixada Santista, além das cidades de Piracicaba , Hortolândia , Bauru e Osasco, no mês de setembro. As oficinas começam às 15 horas e, as apresentações, às 17h. A última atração de cada dia sobe ao palco às 20h.

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL RJ

  Em julho, o CCBB Rio abre duas novas exposições nas galerias do 2º andar. Onde a Água encontra a Terra reúne o trabalho dos fotógrafos Carol Armstrong (americana), Fernando Azevedo (brasileiro residente nos Estados Unidos) e Leonardo Kossoy (brasileiro). Com a curadoria de Paulo Herkenhoff, a mostra traz imagens de oceanos, orlas litorâneas e margens de rios, capturadas nas Américas do Norte e Sul.
 
Relógios que marcaram vidas de notáveis personalidades entre os séculos XVII ao XIX estão na mostra O tempo sob medida. As duzentas peças de relojoaria selecionadas fazem parte da coleção da Fundação Medeiros e Almeida formada ao longo do século XX. É a primeira vez que esse tesouro sai de Portugal. No conjunto, preciosidades francesas fabricadas pela Casa Breguet, entre os quais um grande relógio de mesa do século XIX, proveniente do Palácio Imperial de Schönbrun, que pertenceu à Imperatriz Sissi da Áustria.

Cissa Guimarães é a estrela da mais nova empreitada de Maria Carmen Barbosa. O espetáculo cômico Pelo Amor de Deus estréia no Teatro I e conta com a direção de Ivan Sugahara e a participação dos atores Orã Figueiredo e Kadu Garcia.

A VI edição do Festival Intercâmbio de Linguagens mistura dança, circo, pantomina e teatro de marionetes.  O CCBB Rio integra o evento com os espetáculos Prises de Bec  (França), A Rainha das Cores (Alemanha) e Virga (Israel).

José Dumont: O Homem que virou Cinema é o nome da mostra que homenageia o talento e a versatilidade de um dos grandes atores brasileiros por meio de 20 filmes de 3 décadas, realizados por 18 diferentes diretores.

O maior festival de animação na América Latina, o Anima Mundi 2008 exibe mais de 400 filmes de todos os continentes. Entre os convidados desta edição, o CCBB Rio recebe o alemão Andreas Hykade responsável por comerciais, videoclipes e programas infantis; o  americano Arnold Kunert que fala sobre o consagrado Ray Harryhausen e os efeitos especiais pioneiros de filmes de stop-motion e ação ao vivo como "O Monstro do Mar" e "A Fúria dos Titãs"; o americano James Mccoy que desenvolve jogos de computador como World of Warcraft, Diablo e StarCraft; o carioca Daniel Schorr responsável pelo premiado filme "Jonas e Lisa" e o argentino Juan Pablo Zaramella, produtor de filmes de animação para o mercado publicitário.

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66
Centro – Rio de Janeiro www.bb.com.br/cultura
Aberto para o público de terça a domingo, das 10h às 21h

GALERIA DO PORTO DO RESORT NOVO FRADE RJ

A Galeria do Porto do resort Novo Frade, em Angra dos Reis apresenta a exposição “Aldemir Martins e Suas Cores”. A mostra que vai até 30 de julho e organizada em parceria com a Brazil Galley, de São Paulo, reunirá algumas das principais obras de um dos ícones da pintura brasileira.

SANTANDER CULTURAL SP

Edifício Altino Arantes apresenta a Exposição de Lúcio Bittencourt, com 40 esculturas do artista paulista -- algumas chegam a medir oito metros de altura -- são produzidas com sucata industrial, principalmente de aço, latão, cobre, alumínio e ferro, recolhida em fábricas da Grande São Paulo. A mostra poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 17h00, com entrada franca.

Local: Santander Cultural – Unidade São Paulo – Edifício Altino Arantes
Rua João Brícola, 24 – Centro – SP – próximo à estação do Metrô São Bento

 

ATIVIDADES PARA IDADEMAIOR

UNATI

Curso de Capacitação Profissional para a Terceira Idade
Faz parte do projeto “Geração e Renda no mundo do Trabalho: perspectivas de mercado e empreendedorismo para as pessoas idosas”, que visa investigar o mundo do trabalho, bem como as perspectivas e oportunidades de trabalho para o cidadão idoso brasileiro. O curso busca capacitar os idosos para a inserção e reinserção no mercado de trabalho, além de ampliar o conhecimento de atividades laborativas e fortalecer a inclusão social dos idosos brasileiro.
O curso será num total de 64 horas pelo período de março a novembro. Durante o decorrer do curso, são ministradas palestras acerca de assuntos voltados para a capacitação profissional dos idosos participantes e a realização de atividades de estágios nos eventos realizados na UNATI e na UERJ, com o objetivo de envolvê-los na prática do trabalho. Maiores  informações: www.unati.uerj.br

EXPRESSÃO E MOVIMENTO

É  um programa de terapia recreativa e ocupacional que trabalha com as emoções, os sentimentos, as sensações de cada participante através de sua fala, da música, da dança criativa, da respiração e de técnicas de relaxamento e alongamento. Público Alvo: pessoas maduras, que se sintam desmotivados e que queiram viver melhor.
Profissionais responsáveis: Jô Valença Mrad, terapeuta corporal há 18 anos, com especialização em bioenérgica, massoterapeuta e professora de técnicas orientais. Jussara Câmara é jornalista, formada em gerontologia social e atua nesta área há mais de 8 anos.

Contatos (21) 94037499 e (21) 8830-9481

TALENTOS DA MATURIDADE

O Concurso Banco Real Talentos da Maturidade comemora 10 anos este ano. A iniciativa promove a atividade artística e cultural de pessoas com mais de 60 anos, estimula a reflexão sobre o envelhecimento e apóia o desenvolvimento de projetos que visem melhorar a qualidade de vida  e  a integração do idoso na sociedade. Ao todo, já premiou 176 talentos. O total de participantes das últimas nove edições ultrapassa 100 mil e só no ano passado foram mais de 12 mil.

Nesta edição, as inscrições ficam abertas até 22 de agosto. O tema escolhido para a categoria Monografia é “Mais de 60 anos - os desafios dos profissionais de comunicação no relacionamento com esse público”.

_________________________

Direitos autorais (Lei federal nº 9.610/98) - Quando da utilização de material  deste site, deve ser feita a seguinte referência: "extraído de www.idademaior.com.br"