MARAVILHAS DO GRAND CANYON

MARCOS ROCHA

 

guartela1guartela6

 

 

Brasil é mesmo um país surpreendente. Algum de vocês aí já ouviu falar do Canyon Guartelá? Não, mas que absurdo! Em que país vocês moram? Rs rs rs.

 

Só tem um detalhe para complementar a pergunta: eu também não! E olhem que já rodei meio mundo, conheço quase todos os estados brasileiros e nunca ninguém me disse que no planalto dos Campos Gerais, no Paraná, entre os municípios de Castro e Tibagi, se encontra um dos maiores canyons do mundo. Pois, então, agora vocês serão apresentados a ele. E tenho a certeza de que a exclamação, ao final, será "muito prazer"!

Sim, é exatamente esse o nome dessa maravilha da natureza: Canyon Guartelá. Possui 32 quilômetros de extensão e altitudes que variam de 700 a 1.200 metros.

 

guartela8guatela2

 

A paisagem do Vale do Rio Iapó, vista do alto, é simplesmente indescritível, de tão bela. Principalmente ao amanhecer e ao pôr-do-sol. A neblina que cobre os campos vai se diluindo lentamente, na medida em que o sol aparece e o dia começa a ficar mais quente.

 

Aos poucos, surgem copas de araucárias (ou "pinheiros-do-Paraná"), além de outras espécies de plantas que, normalmente, são encontradas em lugares completamente distintos: samambaias e xaxins típicos da Mata Atlântica; cactos só encontrados na caatinga; imbuias e cambuís, que formam a vegetação de banhados. Há ainda uma grande quantidade de copaíbas, ipês-amarelos, erva-mate, bromélias, orquídeas, palmeiras, barbas-de-bode, entre outras milhares de espécies de uma flora exuberante.

 

As formações rochosas, um espetáculo à parte. Sinuosas, altíssimas, irregulares, recortadas em fendas, surgem duas cadeias de montanhas, separadas pelo leito do Rio Iapó.

 

guartela

 

A região do Canyon Guartelá, formada por um ecossistema extremamente rico e inúmeras atrações naturais, é protegida pelo ParqueEstadual do Guartelá, criado em 1992. São várias quedas d'água, cachoeiras ideais para duchas que lavam até a alma, corredeiras, formações areníticas, vales profundos e inscrições rupestres, que podem ser conhecidas através de várias trilhas em meio à flora e à fauna ricas e diversificadas.

 

Com relação à vida animal, destacam-se no ecossistema do Guartelá mamíferos como tamanduás-mirins, bugios e macacos de várias espécies, tatus, capivaras e até o lobo-guará e a suçuarana (uma espécie de onça parda), estes ameaçados de extinção.

 

Entre as aves, os destaques são a curicaca, o falcão quiri-quiri, o pica-pau-do-campo, a tiriva, codorna, perdiz e jacu, além da gralha azul, que também está ameaçadas e é uma das principais responsáveis por espalhar as sementes dos pinheiros-do-paraná, já que se alimenta principalmente do pinhão.

 

A beleza deslumbrante e a diversidade da região têm atraído cada vez mais visitantes para o local. Além das várias caminhadas, escaladas, montanhismo, o rafting nos rios Tibagi e Iapó e o rappel nas dezenas de cachoeiras são outras grandes atrações.

 

Marcos Rocha é jornalista, publicitário e consultor de Marketing, residindo atualmente em São Paulo (SP)

 

 

O QUE É UM CANYON

 

guatela4guatela

 


Produto das movimentações geológicas do planeta, um Canyon se forma, basicamente, porque a erosão vertical é superior à horizontal formando uma espécie de vale profundo, escavado por rios e cercados por paredes abruptas. O termo Cânion foi emprestado do espanhol do México e da faixa do Pacífico incorporada aos Estados Unidos. No Brasil, usa-se também o termo "canhão".

Segundo alguns pesquisadores, há quase 400 milhões de anos, a região dos  Campos Gerais foi coberta por uma geleira e depois se transformou num antigo oceano. Para outros, a formação do Canyon foi pluvial e não marina. Nenhuma das duas formações são confirmadas cientificamente.

 

A LENDA DO CANYON DO RIO IAPÓ

 

guartela7


Há muitos anos atrás, habitavam nesta região duas tribos inimigas, em uma delas vivia Potiraré, uma bela virgem, com os cabelos negros como o breu, de olhos brilhantes como os cristais e de pele macia como as nuvens, que havia sido prometida por seu pai, o cacique Iapó ao Deus Tupã, em troca de muita caça e pesca.


Na outra tribo, vivia Itamuru, um jovem guerreiro, rápido como um raio e forte como um trovão, destinado a ser o grande líder de sua tribo, guiado pelo espírito da floresta, que se apresenta sempre que se bate uma foto de algum lago com árvores à margem.


Um dia, Potiraré, banhando-se nas águas de uma bela fonte, foi surpreendida pelo jovem guerreiro Itamuru que num primeiro momento tentou assassina-la, sabendo que se tratava de uma inimiga.


Porém, ao apontar sua flecha entre os olhos da inimiga, sentiu-se fragilizado diante de tanta beleza e, naquela fonte, surgiu um grande amor.


Seu pai, o cacique Iapó, prevendo o relacionamento proibido de sua filha, que irritaria o Deus Tupã, trancou-a na gruta da pedra ume e disse: Guarda-te-lá, que lá ele bem fica.


Inconformado com a triste separação, o jovem Itamuru reuniu seus melhores guerreiros e partiu para a batalha, a fim de libertar sua amada.
O Deus Tupã, sabendo do ataque, lançou um forte raio para impedir o avanço dos guerreiros, abrindo a terra ao meio e fazendo com que violentas águas não permitissem a passagem dos índios.


Somente o guerreiro Itamuru conseguiu vencer os abismos e as corredeiras, fugindo com sua amada. A revolta do Deus Tupã foi tão grande que o mesmo lançou outro raio, o qual petrificou o jovem Itamuru.


Potiraré, ao ver seu amado estendido e petrificado, chorou por muitas luas, até que suas lágrimas formassem uma enorme cachoeira, que de tão intensa, atravessou o corpo petrificado de seu amado, o qual permanece até hoje, como se estivesse a acalmar a força das lágrimas da amada, permanecendo em um eterno afago entre a água e a pedra.


E o cacique Iapó, com remorso por ter impedido tão intensa paixão, atirou-se às corredeiras do rio que lá passava, desaparecendo para sempre, ficando apenas seu nome para identificar o rio...Rio Iapó.

Autores:Gilson (Kiko) Proença, Professor; Adriana, Ana, Helmari, Cristian, Lucianna, Ivanor, Beto, Junilia, Velci, Walidir, Rosana, Lindair, Alunos do curso de guia de turismo especializado em atrativo natural do SENAC de Castro.

 

 

 

BRASILEIRO GOSTA DE CIDADE GRANDE

 

Los-Angels

 

O povo brasileiro é predominantemente “pardal” gosta mesmo é de uma grande cidade, adora sofrer como um louco por emprego, estudar até morrer para se formar para depois poder disputar um mercado saturado lotado de cabras melhores e mais experientes do que você, morar num quarto e sala no fim do mundo tendo que pegar 3 metros ou dirigir 3 horas para chegar no trabalho, morar 5 anos em...

 

Veja o texto completo

http://inblogs.com.br/elementocortante/main-5/a-doce-vida-no-interior

 

 

MULHERES PELO MUNDO CRIA

NOVA MODALIDADE NO TURISMO

 

O projeto Mulheres pelo Mundo desenvolveu uma nova modalidade no Turismo que oferece às mulheres mais segurança e conforto na hora de decidir embarcar numa viagem. Até o momento, nada havia sido pensado para este público que, cada vez mais, tem o seu espaço conquistado no setor turístico.

 

O mito de que as mulheres gostam de viajar sozinhas ficou para trás e deu espaço a viagens divertidas, sempre com companhias agradáveis que compartilharão as experiências do passeio.

 

Segundo pesquisa realizada pela agência de turismo especializada Women Traveling Together - Mulheres que Viajam Juntas, localizada nos Estados Unidos, das 500 entrevistadas, 68% já viajaram sozinhas pelo menos uma vez. No entanto, 79% delas somente decidiram viajar, depois de verem que não conseguiam encontrar uma companhia.

 

E esse é o grande diferencial do Mulheres pelo Mundo: oferecer a garantia de viajar em grupos formados pelo próprio projeto, que dividem as mesmas expectativas e vontades de conhecer um determinado destino.

 

Todas estão convidadas a preencherem o “Perfil de Viagem” disponível no site www.mulherespelomundo.com.br. A partir daí, o seu grupo começará a ser montado. Vale lembrar que, dependendo do tipo de viagem, o Mulheres pelo Mundo precisa de, pelo menos, 60 dias para prepará-la, montar o grupo de, no mínimo, seis mulheres, e deixar tudo pronto para que saia exatamente como foi planejado.

 

_________________________

Direitos autorais (Lei federal nº 9.610/98) - Quando da utilização de material  deste site, deve ser feita a seguinte referência: "extraído de www.idademaior.com.br"