OPÇÕES DE VIAGENS                               home

                                              igreja

A MÍSTICA CIDADE DAS PEDRAS

A quarta cidade mais alta do Brasil,   localizada nas montanhas da Serra da Mantiqueira, a 1.444 metros do nível do mar, se chama São Thomé das Letras.

A história da cidade surgiu da lenda que: João Antão, escravo da Fazenda Campo Alegre, tinha um romance com a irmã de seu senhor, o Capitão João Francisco Junqueira, que descobriu. Este, cansado dos maus tratos, refugiou-se em uma gruta no alto da serra, onde passou a viver da pesca, frutos e raízes da região. Um dia um senhor de vestes brancas apareceu para o escravo lhe entregando um bilhete e dizendo que, se ele o entregasse ao capitão, este o perdoaria. Ao ler o bilhete, o Capitão lhe ordenou que o levasse até a gruta, onde encontraram uma imagem de São Tomé entalhada em madeira.
João Francisco, homem profundamente religioso recolheu a imagem e a levou para casa. A imagem sumiu e reapareceu na gruta por várias vezes.
Acreditando ser um milagre, o Capitão mandou erguer uma capela no local, onde, em 1785, foi construída a Igreja Matriz, originando assim o povoado.

Dizem que o filho do Capitão, Gabriel Francisco Junqueira, o Barão de Alfenas, título este concedido por D. Pedro II, foi sepultado debaixo do altar da igreja.

A igreja, construída em estilo barroco, abriga em sua nave principal a pintura do mestre Joaquim José da Natividade, altares em estilo rococó e várias imagens de madeira do século XVIII.

A origem do nome da cidade deve-se à aparição do santo e às inscrições rupestres encontradas na entrada da gruta que não se sabe terem sido feitas pelos índios cataguases, antigos moradores da região ou se são palavras deixadas pelo santo.

Tanto as lendas, histórias dão um clima esotérico à cidade, tornando-a conhecida como a cidade mística do Brasil, mas a vida dos seus moradores é bem simples, típica do interior de Minas.

CIDADE DE PEDRA

ruas As construções que caracterizam a cidade são feitas com as próprias pedras extraídas no local, cuidadosamente cortadas e empilhadas uma a uma, sem qualquer tipo de argamassa e oferecem segurança e firmeza, como as construções do século XVIII. Por isso, a cidade ficou conhecida como “cidade de pedra”. Sessenta por cento da economia local é oriunda da extração de pedras de quartzito, usadas no revestimento de casas, passeios, piscinas, e hoje exportadas para vários países da Europa,.Seu céu é muito azul e a cidade possui um vale intensamente verde, onde estão magníficas grutas, cachoeiras, cavernas sem fim e ladeiras onde os carros sobem sozinhos. A cidade oferece boas opções de lazer.

Vindo por Três Corações, acesso por estrada toda asfaltada, o branco prateado das pedras transformadas em alimento faz lembrar montanhas cobertas de neve. Vindo por Baependí, pelo Caminho Velho da Estrada Real, vislumbra-se o muro natural das pedras guardiãs, que faz lembrar a Cidade dos Incas.  OPÇÃO DE TURISMO NO FRIOCaxias do Sul no Rio Grande do Sul é uma cidade bastante procurada nesta época do ano. Por isso, o município tem seis roteiros consolidados: La Cittá, Ana Rech, Caminhos da Colônia, Criúva, Estrada do Imigrante e Vale Trentino, onde o turista encontra gastronomia, vinhos, sucos, igrejas, museus, vinícolas, paisagens e a hospitalidade do povo.

Informações no site www.caxias.tur.br ou pelo telefone 0800-541-1875.

 

VIAGEM À CONSERVATÓRIA

excursao

Dias 8,9 e 10 de agosto ...

NÃO PERCAM!!!!

www.vivendo.org.br

telefones 2551-5075 e 9645-8269

 

 

ATENDIMENTO A IDOSOS NO TURISMO

O Ministério do Turismo visando a eficiência e qualidade no atendimento de pessoas idosas e portadoras de deficiências, está disponibilizando o material do Projeto “Viaja Mais Melhor Idade”, através do site www.turismo.gov.br, no espaço Viaja Mais.  Este projeto orienta aos empreendedores de hotéis, restaurantes, atrativos e roteiros do município interessados em receber este público.

Através do manual, os empreendedores poderão qualificar a mão-de-obra e adequar a estrutura de seus empreendimentos para melhor receber esta fatia de mercado. O Ministério do Turismo está intensificando programas voltados à terceira idade através da disponibilização de linhas de crédito e parcelamento para viagens dentro do Brasil, incentivando os idosos a conhecerem o país, ao mesmo tempo em que promove um crescimento da cadeia do turismo e estimula atividade turística em períodos de baixa ocupação.

 

________________________

Direitos autorais (Lei federal nº 9.610/98) - Quando da utilização de material  deste site, deve ser feita a seguinte referência: "extraído de www.idademaior.com.br"