AGENDA

 Não nos responsabilizamos por mudanças de datas, horários ou se houver greve de funcionários nos eventos aqui citados.
Apenas divulgamos os e-mails recebidos.

 

QUE OS ANJOS DIGAM AMÉM

 

anjos

 

 A Sala José Candido de Carvalho recebe, dia 08 de dezembro a artista Deise Paiva com a exposição “Que os anjos digam amém”.

 

SAo-JorgeSegundo o historiador Marcelo Ramos Duarte, Deise Paiva resgata a tradicional intimidade brasileira com os santos – os padrinhos divinos – para apresentar valores modernos como nacionalidade, miscigenação e vida urbana. Com cores fortes e o exagero decorativo, os quadros reproduzem o ostensivo apelo das imagens de tempos nas quais reinava a cultura iletrada. Contudo, eles transparecem a sutil ironia da artista, que busca contrapor ao imaginário coletivo do socorro divino, a súplica dos próprios santos, que pedem ao telespectador uma reflexão sobre a sociedade na qual vive.   

De 09 de dezembro a 18 de janeiro de 2010 - Horário: Segunda a sexta-feira, 9h às 17h na Sala José Cândido de Carvalho, Rua Presidente Pedreira, 98 . Ingá . Niterói - gratuito

 

 

IMAGENS DO INCONSCIENTE

 

imagens-do-inconsciente

 

A exposição é composta por 25 imagens em preto e branco, feitas ao longo de 3 anos (2005 a 2008) na Casa de Saúde Dr. Eiras, em Paracambi, sul do Estado do Rio de Janeiro, mostrando o cotidiano de pacientes e funcionários do que outrora foi a maior instituição para tratamento de patologias mentais da América Latina.

 

De 02/12 a 07/02 de Terça a domingo, das 12 às 19h Gabinete de fotografia – 1º andar

 

 

CENTRO  CULTURAL  BANCO  DO  BRASIL  RIO DE JANEIRO

 

O CCBB RJ realiza a terceira edição  do Natal Brasileiro. Com espetáculos de música, teatro, contadores de  histórias e muitas outras atividades, o público tem a oportunidade de apreciar  algumas  manifestações  genuínas  de  apropriação  da  temática natalina  e  seus  desdobramentos  nas diversas regiões do país.

 

Fora isso, poderá ser visto  pela  primeira  vez  ao  Brasil,  12  importantes  títulos produzidos   na  República  da  Georgia,  no  Cáucaso.  A  mostra  Cinema Georgiano:   Um  Século  de  Filmes  destaca  a  qualidade  técnica  e  a singularidade  desses  raríssimos  filmes  numa  viagem  pelo  complexo e fascinante terreno entre o ocidente e oriente.

 

O Cool  Japan:  Um Olhar Sobre o Cinema Japonês reúne oito títulos nos mais diversos gêneros: drama, ficção, comédia, horror e animação.

 Filmes  de  grande  apelo  popular,  mas  pouco vistos, não se restringem  apenas  ao  horror,  transitando  entre outros gêneros, como a comédia, o  musical,  o clássico, o experimental. Todos eles, porém, trazem elementos  de horror em sua narrativa.


Pelo  segundo  ano  consecutivo,  o  CCBB abriga a mostra Cinema Espanhol Atual.  Fruto  de  uma  parceria com a Embaixada da Espanha e o Instituto Cervantes, a mostra apresenta seis filmes da recente produção espanhola.

 

Centro Cultural Banco do Brasil-  Rua Primeiro de Março, 66 - Centro –  RJ

Tel. (21) 38082020 mais informações www.bb.com.br

 

 

UM NOVO PINTOR NA CENA FLUMINENSE

 

Betton

 

Betton realiza sua primeira exposição individual como pintor, a partir do dia 17 de dezembro, às 19h, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Mais de vinte anos de trabalho artístico são representados em oito quadros produzidos exclusivamente para essa primeira mostra pública.

 

A mostra do artista que recebeu o próprio nome do pintor – Betton - aquele que torna inteligível aquilo que está no além: no inconsciente. Ultrapassar as barreiras do consciente e deixar-se impotente perante infinitas possibilidades do raciocínio abstrato é uma grande demanda que pode assustar a maioria dos seres humanos. Mas aos artistas, é algo que encanta; inspira.

 

Para Betton, a arte abstrata flui naturalmente, num processo criativo, inquieto, verdadeiro e original. O conhecimento adquirido nas outras artes – principalmente na escultura com ferro – serviu de arcabouço na constante prática e aprendizado das técnicas da pintura. Na exposição um belo exemplo desses trabalhos em ferro complementa o espaço. Uma luminária composta por rosas de ferro pende do teto e ilumina o ambiente.

 

EXPO BETTON - CCPCM

De 18 de dezembro a 04 de janeiro, segunda-feira, 13h às 17h; terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados e domingos e feriados, 10h às 15h

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno -Rua Lopes Trovão, s/n°, Icaraí, Niterói Tel.: 2610 – 5748 GRATUITO

 

 

COMENTÁRIOS TERESA FAZOLO

EU EXISTO ASSIM

 

“...NAVEGO E TRAGO DENTRO DE MIM, COMO NUM PORÃO CHEIO DE LEMBRANÇAS AMONTOADAS NO DECURSO DOS TEMPOS, JÁ COM A LINHA DE FLUTUAÇÃO SUBMERSA, O REGISTRO DE MINHAS RELAÇÕES COM TODOS OS LUGARES ONDE VIVI, COM PAISAGENS PERCORRIDAS OU IMAGINADAS, VISTAS EM UM RELANCE FUGAZ EM VIAGENS HIPOTÉTICAS OU NÃO E MAIS COM AS IDEIAS LIDAS OU OUVIDAS NAS ESQUINAS DA VIDA, PONTE DE ENCONTRO DOS QUE SE MOVEM.... ENTÃO É PRECISO DESENHAR EPINTAR...”

 

eu-existo-assim

 

Percorrendo a exposição “Eu existo assim” na Galeria 2 da Caixa Cultural, podemos ler em cada uma das obras expostas cada palavra deste depoimento de Lydio Bandeira de Mello. Nas cores fortes do projeto para o SENAC (1995), no impacto da figura do peregrino (ou será um missionário?), com seu rosto e mãos incrivelmente expressivos, emergindo do branco (sem título, 2009), ou na suavidade/sensualidade da mulher nua, onde quase se pode sentir a textura de sua pele, do cabelo negro, ou do tecido que a cobre/descobre (sem titulo, 2004).


Das imagens pintadas ou desenhadas pelo artista, diz Angela Ancora da Luz, Diretora da Escola de Belas Artes: “...a figura humana surge vitoriosa. Ela não possui apenas ossos e músculos, pele e fisionomia. Bandeira pinta a alma...”

 


 

BANDEIRA DE MELLO: EU EXISTO ASSIM - A mostra traz 65 trabalhos do artista mineiro, inclusive um vídeo depoimento. São de Bandeira de Mello os murais que cobrem as paredes do mezanino da CAIXA CULTURAL, que abriga a exposição. Av. Almirante Barroso, 25 - tel: (21) 2544.4080. Terça a sáb. das 10h às 22h. ENTRADA FRANCA. ATÉ 17/01/10

blog da Teresa é: http://tecelan.blogspot.com/

 

 

 

_________________________

Direitos autorais (Lei federal nº 9.610/98) - Quando da utilização de material  deste site, deve ser feita a seguinte referência: "extraído de www.idademaior.com.br"