ANALISTA CRIA SISTEMA ONLINE PARA A NOVA ORTOGRAFIA


O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa vinha sendo anunciado no ano passado, mas sua vigência a partir de 1º de janeiro de 2009 pegou muita gente de surpresa. As regras foram definidas. Mas ainda há dúvidas, principalmente, em torno de palavras que levam hífen, que só serão sanadas em quando a Academia Brasileira de Letras lançará o Vocabulário Ortográfico da Língua.

 

Pensando em dar uma “forcinha”, o analista de sistemas Ramon Bispo criou o site www.ortografa.com.br que transforma, num clique, a palavra antiga para a nova ortografia. O sistema tem funcionalidade simples.


É baseado em Expressões Regulares que em informática significa um padrão para consultar e substituir caracteres, palavras ou grupos de palavras. A estrutura foi criada fundamentada em manuais PDF disponibilizados na internet. Ah, e pode ser utilizado também no iPhone.

E como funciona? Basta “digitar frase no campo indicado que o sistema trocará as palavras para a ortografia correta. Caso ele não consiga — certamente por haver alguma ressalva — ele mostrará uma dica para você se guiar nos seus textos,” esclarece.


Nos primeiros dias do ano ao assistir aos noticiários sobre a utilização do Novo Acordo Ortográfico, surgiu a ideia: “Por que não criar uma forma de checar as palavras automaticamente? Sou Analista de Sistemas, acostumado com o desenvolvimento de todo tipo de aplicação”. Cinco dias depois, a primeira versão estava no ar.


Mas uma preocupação acompanhava o jovem analista: as crianças. Pois acreditavam que essas é que mais sofreriam com as mudanças ortográficas. “Não desejei criar algo apenas para um nicho utilizar, ou seja, jornalistas, webeditores, blogueiros, dentre outros. “Penso que falar bem sua própria língua é essencial na instrução e no desenvolvimento intelectual de qualquer pessoa,” defende.


E ao recebi feedback em seu blog, Bispo já pensa em novos planos. Um e-mail lhe questionava sobre dúvidas antigas da Língua. Isso fez com que o jovem pensasse em expandir as funcionalidades para ajustar problemas como o uso dos “porquês”, crases, erros de grafia, etc.


O programa está em atualização constante. “Espero conseguir disponibilizar estas ferramentas, em muito pouco tempo. Não é um projeto fechado, pois está em constante evolução. E já está preparado para inserir o Vocabulário Ortográfico no futuro.


Sua intenção é receber sugestões dos usuários para melhorar o “Ortografa!”, principalmente de professores e alunos.

 

 

_________________________

Direitos autorais (Lei federal nº 9.610/98) - Quando da utilização de material  deste site, deve ser feita a seguinte referência: "extraído de www.idademaior.com.br"