AGENDA


Não nos responsabilizamos por mudanças de datas, horários ou se houver greve de funcionários nos eventos aqui citados.
Apenas divulgamos os e-mails recebidos.


COMENTÁRIOS TERESA FASOLO


EXPEDIÇÕES URBANAS - ARTE POR TODOS OS LADOS


Você já foi ao Centro Cultural da Justiça Eleitoral? Não? Então vá! Veja que não estou falando do Centro Cultural da Justiça Federal, também uma beleza, ali na Rio Branco. Há tempos eu namorava o vetusto prédio da Rua Primeiro de Março 42, nas minhas idas e vindas do Centro Cultural Banco do Brasil (outra belezura arquitetônica). E foi assim no último domingo, indo ao CCBB e ao Centro Cultural dos Correios (mais uma jóia), com minha filha querida, entrei enfim naquele monumento. Ainda havia tapumes na entrada, mas lá dentro, obras só as de arte. A exposição em cartaz é Arquivo Geral, mas, cá entre nós, meus olhos se encantaram mais pelas colunas, paredes, tetos. Um deslumbramento.

Não cheguei a visitar o andar superior, pois a fome nos obrigava a ir à caça de um lugar para almoçar. Mas até que me agrada a idéia de que há ainda naquele prédio centenário recantos a serem explorados. Nas obras expostas, arte contemporânea, diversas maneiras de olhar o mundo que nos cerca. Diz o folder da exposição: "É um evento síntese do mercado de arte carioca concebido para potencializar a agitação cultural gerada periodicamente pela Bienal de São Paulo nacional e internacionalmente". Há minúsculos esqueletos de pássaros (ou não?) e uma adorável colagem de bibelôs, daqueles coloridos e salpicados de dourado que a gente comum chamaria de bregas, mas os artistas e descolados, creio eu, chamariam de kitsch.

Uma escultura atrai nosso olhar, do jeito que a arte deve chamar a atenção: tocando algo lá no fundo da gente, uma emoção, um tremor, um arrepio. Apesar de sua matéria prima ser galhos retorcidos não atentei logo para o óbvio. Mas ao conferir a placa lá estava: Frans Krajcberg. Mestre é sempre mestre. E não pelo status ou fama, mas pelo divino dom.

Vá ao CCJE, para ver as exposições e, sobretudo para conhecer uma preciosidade que temos em nossa cidade. Aproveitemos o que ainda nos resta, construções que guardam nossa História e conseguiram escapar da irresponsabilidade dos governantes, da ignorância predatória, das garras da especulação imobiliária. São lugares que, quando em viagem, especialmente no exterior, fazemos questão de conhecer e aos quais, quando em terras tupiniquins, nem sempre damos o merecido valor.
http://www.tse.gov.br/servicos_online/centrocultural/index.htm

ATÉ 16/12 - ADORO MOZART

Texto de Francis Ivanovich, que também dirige a peça, e Maurício da Costa. Com Marcelo Matos e Adriana Zattar. No Teatro Pinheiro Guimarães – Rua Silveira Martins, 151/anexo– Catete. Tel: 2245.2775 - Sáb. às 21h e Dom. às 20h. Senhas uma hora antes.

 

EVENTOS PERMANENTES:

SOM E LUZ NA ANTIGA SÉ – Espetáculo com efeitos de luz e som conta a história da igreja, transformada na capela real de D.Joao VI.
Horário: 3ª a 5ª - às 13h30 e 17h30 - 6ª – às 14h - sábado: meio-dia e 13h - domingo: às 10h e 13h - feriados: às 11h, meio-dia e 13h. Ingressos: R$ 8 Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé – Rua Primeiro de Março, s/n – Praça XV

 

 Teresa tem o blog: http://tecelan.blogspot.com

 

 

MUSEU DE ARTE MODERNA DE NITERÓI – MAC

 

FIGURAÇÕES, SONHOS E DESEJOS

Esta exposição reúne obras figurativas de artistas da Coleção João Sattamini/MAC. São 72 obras e os visitantes poderão conhecer obras raras da coleção, como por exemplo, as da Casa 7, dos artistas Nuno Ramos, Fábio Miguez e Rodrigo Andrade. A mostra traz ainda três obras da série Máscaras, de Athos Bulcão, que foi um dos mais importantes artistas pertencente a uma geração que acompanhou a produção modernista, que relacionava arquitetura e as outras artes aplicadas, e junto com Paulo Werneck, se tornou reconhecido pelos grandes painéis desenvolvidos para Brasília e outras obras de Niemeyer.

Outro ícone desta exposição é Farnese de Andrade, com a obra Natureza Morta (1986). O público também poderá rever trabalhos como Mona de luto (1980), de Jorge Duarte; Pórtraits-Robot (1981), de Flávio Shiró; Pollockiana (1998), de Victor Arruda; e O Inflexivél Permanece Pato, Jamais Vira”, de José Leonilson. A curadoria é de Claudia Saldanha e Guilherme Vergara.  

 

 

 PORTA DAS MÃOS

 

porta-maosA exposição de Michael Groisman e Sung Pyo Hong traz cerca de 40 fotografias em preto e branco, e tem como principais características, interatividade e reflexão. Movido por esses conceitos, o artista Michel Groisman propõe aos visitantes, a inusitada experiência de conectar suas duas mãos, através de dois dedos e, sem separá-las, descobrir os diversos movimentos que podem fazer. Segundo Groisman, “Porta das Mãos” é uma metáfora para a vida, um convite para as pessoas entrarem em um mundo oculto atrás de uma porta, uma porta que está em suas mãos.

 

As fotos de Sung Pyo Hong são o resultado de uma pesquisa feita por Michel Groisman de como mover-se e criar formas sem jamais desencostar determinado dedo de uma mão com um dedo da outra. O jogo começa quando o visitante experimenta reproduzir com suas próprias mãos uma posição qualquer encontrada em uma das fotografias. Após isso, a pessoa terá a missão de, sem desencostar os dedos, descobrir como transformar esta posição em uma outra - retratada na foto seguinte.

 

Museu de Arte Contemporânea de Niterói fica no Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem. De terça a domingo, das 10 às 18 horas. Ingresso: adultos acima de 60 anos pagam R$2,00 as quartas-feiras a entrada é franca.

 

NOVEMBRO ARTE CONTEMPORÂNEA

 

laura-erberLAURA ERBER – O FUNÂMBULO E O ESCAFANDRISTA é uma exposição com trabalhos da artista feitos sobre o Rio Sena, em Paris, em 2007, durante um período de residência no Le Recollets. São duas instalações multimídia e um conjunto de objetos que abordam o impulso para a morte em suas múltiplas manifestações. Ao abordar a morte, a artista pretende valorizar a vida. Laura Erber trabalha de maneira poética a complexidade do tema, tendo como ponto de partida dois suicídios no Rio Sena no século XX. Em 1994, o corpo de Ghérasim Luca chega ao Instituto Médico Legal, após ter sido retirado do Sena. Em 1901, chegou ao Instituto Médico Legal de Paris o corpo da jovem a quem os franceses se referem como a “Desconhecida do Sena”, espécie de mito criado em torno da morte de uma garota com uma inquietante expressão de gozo no rosto. O seu estranho sorriso teria impressionado o médico legista a ponto de ele encomendar um molde em gesso do seu rosto. Réplicas da máscara da “Desconhecida” marcaram presença nos domicílios franceses até os anos 1950-60, intrigando muitos escritores e artistas. “Todos os anos, o Rio Sena recebe cerca de 180 corpos na região parisiense", diz a artista.

 

Novembro Arte Contemporânea fica na Rua Siqueira Campos 143, slj 118 Copacabana, Rio de Janeiro - Tel: 21.2235.8347 - Horário: 12h às 19h Sábados de 11h às 15h – Fechada aos domingos e segundas. De 07 de novembro a 10 de janeiro de 2009 - Entrada franca

 

SANTANDER CULTURAL

 

GILBERTO FREYRE – INTÉRPRETE DO BRASIL E MOSTRA-HOMENAGEM ARIANO SUASSUNA: ILUMINOGRAVURAS – A ESTÉTICA ARMORIAL 

 

A proposta é promover um diálogo reflexivo entre o Nordeste e o Sul do País, por meio de duas personalidades marcantes da cultura brasileira, que revelam nas suas trajetórias e obras dois importantes veios da matriz cultural nordestina, o de Freyre, a partir da Zona da Mata pernambucana, e o de Suassuna, a partir do sertão.

 

Gilberto Freyre – Intérprete do Brasil apresenta o universo de Gilberto Freyre, autor do clássico e revolucionário Casa Grande & Senzala. São cerca de 200 obras, entre pinturas e documentos originários de suas pesquisas, manuscritos originais e primeiras edições de seus livros, documentos pessoais e fotografias que fazem parte do acervo da Fundação Gilberto Freyre, dirigida por Gilberto Freyre Neto, e da coleção da família. Entre os grandes destaques da exposição estão cartas trocadas com grandes personalidades, como Erico Veríssimo e Carlos Drummond de Andrade.

 

Como hobby e ao mesmo tempo com a intenção de fazer registro etnográfico, Freyre desenhava, pintava e presenteava amigos e parentes com suas obras. Parte dessa produção artística, pouco conhecida pelo grande público, será exposta no Santander Cultural, assim como outras peças curiosas, como o quadro assinado pelo amigo e pintor modernista Cícero Dias – Engenho Noruega (óleo sobre tela, 1933) –, uma representação gráfica da obra literária Casa Grande & Senzala.

 

A mostra-homenagem Ariano Suassuna: Iluminogravuras – A Estética Armorial, sobre o escritor, dramaturgo, advogado, professor e atual Secretário Especial de Cultura de Pernambuco, conhecido principalmente pelos sucessos O Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, reunirá 153 objetos: 29 desenhos, 10 iluminogravuras e 10 xilogravuras, além de 104 ferros de marcar gado, que deram origem ao chamado alfabeto armorial, revelando um Suassuna menos conhecido: o artista gráfico.

 

Santander Cultural – Unidade Porto Alegre fica Rua Sete de Setembro, 1028 vai até 15 de fevereiro

 

 

                 ATIVIDADES PARA A IDADE-MAIOR

 

FINAL DE SEMANA CULTURAL


No final de semana que vem, o Rio vai ter um programão: é a Primavera dos Livros que acontece de 27 a 30 de novembro nos jardins do Museu da República, organizada pela Libre – Liga Brasileira de Editoras.

 

Entrada gratuita, mais de 86 editoras – entre elas Cosac Naif, Editora 34, Jobim Music, Pallas, Ibis Libris e a minha. Livros com até 40% de desconto.  Palestra de Ruy Castro sobre Bossa Nova, show do conjunto Casuarina, espaço infantil com monitores, contadores de história, lançamentos de livros (inclusive um da minha editora, no sábado, às 17h... Enfim, tem programa para todas as idades e todos os gostos.

 

Museu da República Rua do Catete, 153  Catete  
Rio de Janeiro  tel. 21 3235 2650
        .

 

A BELEZA ATRAVÉS DOS TEMPOS
Workshop com  enfoque para terceira idade


DIA 05 DE DEZEMBRO DE 2008 (sexta-feira)

10:00 às 10:45 - “Sua imagem e seu código visual”

Jussara Câmara - Jornalista e Editora do site www.idademaior.com.br

 

11:00 às 11:45 – “Marketing Pessoal na linguagem corporal (baixa performance e alta Performance)”.

Manuela Machado - Consultora de comportamento social e profissional.

 

11:45 - INTERVALO PARA ALMOÇO

 

14:00 às 14:45 – “Expressão e movimento”

Dr. Fabiano Fintelmann Fisioterapeuta e pós-graduado em acupuntura

 

14:45 às 15:30 - “Massagem Facial revitalizante”

Helena Cavalheiro  Profº UNATI (UERJ)

 

16:00 às 16:45 – “Tratamento em peles maduras”

Dra. Sofia Garcia - Dermatologista, pós-graduada em medicina estética.

 

16:45 – Personalize seu Estilo

Regina Reis  - Consultora de Maquilagem Profissional   e   Ivete Nicácio - maquiadora

 

Encerramento: Sorteios e descontos especiais em nossos produtos


Maiores informações! Centro Avançado de Estética Dr. N. G. Payot Ltda

Rua Fernando Osório, 15 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ. Tel: (21) 2553-7248 / 2553-7478 / 2552-3814

 

 

GRUPO SABER VIVER

 

saber-viverÉ  um programa de terapia recreativa e ocupacional que trabalha com as emoções, os sentimentos, as sensações de cada participante através de sua fala, da música, da dança criativa, da respiração e de técnicas de relaxamento e alongamento. Público Alvo: pessoas maduras, que se sintam desmotivados e que queiram viver melhor. Realizado todas as quintas-feiras de 14.30h às 16.00horas, na Payot empresa de cosméticos, Rua Fernando Osório, 15 – Flamengo  (21) 2553-7478.


Profissionais responsáveis: Jô Valença Mrad, terapeuta corporal há 18 anos, com especialização em bioenérgica, massoterapeuta e professora de técnicas orientais. Jussara Câmara é jornalista, formada em gerontologia social e atua nesta área há mais de 8 anos.

 

                                OFICINA DE ARTESANATO


 Aprenda a confeccionar enfeites de Natal, bonecos médios, grandes ou em miniaturas, caixas, porta-retratos, peso para porta e outros.

  Na Biblioteca Popular de Botafogo "Machado de Assis",  Rua: Farani, 53 (próx. à Universidade Santa Úrsula) RJ, às quartas-feiras, das 14:00 às 16:00 horas. Investimento: R$25,00 por aula, Duração do curso: a critério do participante. Informações: Profa. Judith Viann.a Tel: (21) 2552-5893 e 9469-9197

 

SAÚDE EMOCIONAL

 

O curso de Saúde Emocional é especialmente focado para pessoas com mais de 50 anos. Temas a serem abordados: sentimentos, comunicação, amizades, resolução de conflitos, mudanças e como lidar com dificuldades. às quintas-feiras, das 16h às 17h30. Valor: R$ 220,00 à vista ou 4 parcelas de R$ 60,00. Número de vagas: trinta. Age – Vida Ativa Na Maturidade, Avenida Brigadeiro Luís Antonio, 4348, Jardim Paulista, tel. (11) 3188-3003. www.agemais.com.br


urbanismo

Informações:
Telefones: 3261-2577 e 3261-2571
Inscriçoes: antonioagenor@terra.com.br
Mensalidade: R$ 120,00 e R$ 100,00(estudante)
Aulas avulsas: R$ 40,00

_________________________

Direitos autorais (Lei federal nº 9.610/98) - Quando da utilização de material  deste site, deve ser feita a seguinte referência: "extraído de www.idademaior.com.br"