LEITURAS RECOMENDADAS

ASSIM NO PALCO COMO NA VIDA

assim-na-vvida-palcoBeto Silveira, profissional do teatro, preparou vários atores em seu estúdio. Foi ele que implantou junto com o ator Cecil Thiré, a Oficina de Atores da Globo, entre 1986 e 1991. Trabalhava como coordenador de desenvolvimento de recursos artísticos, que na prática, era um pronto-socorro de atores e preparava os novatos. Neste seu primeiro livro, editado pela Totalidade Editora, faz a ponte entre a Vida e a Arte. Entre a imaginação e a consciência. Entre a dedicação e a paixão.   Entre o desejo e a realização.

Logo nos primeiros capítulos de Assim no Palco como na Vida, Beto Silveira arremessa o leitor para a reflexão. Transborda a realidade para a poética da imaginação. Comprova que “as ações físicas nascem espontaneamente das ações interiores”.

A leitura é rápida. O estilo é simples, mas de forma nenhuma rasa. A obra tem um ritmo. O autor coloca suas experiências e descreve técnicas.  Com este livro atores e atrizes, amadores ou profissionais, terão a oportunidade de descobrir que a narrativa é a da conquista e da ocupação dos territórios imaginários.

Beto Silveira explica melhor: “A meu ver é tarefa impossível, tentar metodizar, organizar sistemas da arte de interpretar, sem que tudo não venha nascido da observação profunda - e sincera! - do Ser Humano e suas relações com o Universo, com a Vida. Nosso método de trabalho, não é algo inventado, mas sim uma sistematização da observação de nossos cotidianos”.

Nesta obra, Beto Silveira se mostra um homem-plural enfeitiçado pelo teatro há 40 anos. Faz quase uma autobiografia e desnuda suas técnicas com fluidez para exercitar a Imaginação, o Querer, a Paixão e o Trabalho.
 Para ler Assim no Palco como na Vida basta ter a curiosidade pelo teatro, observar as pitadas de humor e ironia, interpretar e adequar cada passagem à percepção. Difícil é não agregar à própria vida.

  
Assim no palco como na vida tem 191 páginas e custa R$ 28,00


A GRANDE VIRADA

grande-viradaA Grande Virada – 50 regras de ouro para dar a volta por cima, lançamento da Editora Gente, traz um texto apaixonado que busca tirar o leitor do comodismo e encorajá-lo a guiar sua vida de maneira determinada.

O autor José Luiz Tejon é mestre em Educação, Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie e professor de pós-graduação da FGV e ESPM de São Paulo. Ele divide seu livro em “regras de ouro” para adultos e crianças, e mostra como o sucesso profissional e pessoal é fruto de um trabalho diário para manter o espírito sempre confiante na superação de desafios.

De maneira abrangente, Tejon procura mostrar que, da infância a velhice, todo ser humano é cobrado cada vez mais intensamente pela vida moderna, seja pelo mercado de trabalho, seja nos relacionamentos pessoais. E vale-se de pesquisas como a feita pela DBM (consultoria de Recursos Humanos), que apontou a dificuldade dos executivos de projetar suas expectativas de carreira em um mercado cada vez mais veloz e incerto. 

Tejon prega o fim da “zona de conforto” (quando a pessoa se acomoda com a situação de sua vida e não se esforça por mudanças) e celebra o cultivo do lado “criança” nos adultos. Em seu texto, o autor ressalta que os grandes momentos da vida profissional, empresarial, criativa, acadêmica e pessoal só ocorrem quando o adulto encara a vida com a disposição infantil, de se surpreender com o acaso e adaptar-se facilmente a transformações.

O livro traz prefácio do pianista João Carlos Martins, famoso intérprete de Johann Sebastian Bach. Ele que superou imensos obstáculos devido a  problemas de saúde e transformou-se de intérprete em regente. Assim como Tejon, o músico ressalta a importância da humildade para contornar problemas e lamenta que “A Grande Virada” não tenha sido escrito há quatro anos. “Se assim o fosse, tenho certeza de que estaria em minha mesa-de-cabeceira para multiplicar meus sonhos”, ressalta.

A Grande Virada tem 280 páginas e custa R$ 24,90


VOCÊ SABE LIDAR COM O SEU DINHEIRO?

lidar-dinheiroGastar mais do que se ganha, abusar de supérfluos e ser totalmente relapso com o orçamento. Infelizmente este é um comportamento mais que comum nos dias atuais. Para despertar essa atenção dos leitores com as finanças, a Editora Artemeios acaba de lançar um novo título.

Você Sabe Lidar com o Seu Dinheiro? é uma obra desenvolvida com base em pesquisas e várias entrevistas feitas pela jornalista Marília Cardoso em parceria com o também jornalista, Luciano Gissi. Ambos saíram a campo a fim de comprovar o que dizem diversos estudos sobre o relacionamento das pessoas com o dinheiro. O resultado é um livro leve, simples e recheado de boas histórias que promete gerar muita empatia com o leitor.

Com o intuito de comprovar que o tema faz parte de todas as fases da vida de um ser humano, o trabalho foi dividido de forma cronológica, abordando as questões típicas com as finanças na infância, na juventude, no casamento, na vida adulta e na terceira idade. “Percebemos que o dinheiro faz parte do cotidiano de todas as pessoas, mas poucos dão sua devida importância. Existe todo um mito em volta da questão”, conta a autora.

O objetivo central do livro é mostrar ao leitor a importância de cuidar melhor de suas finanças pessoais. “Damos dicas simples a fim de mostrar que um bom relacionamento com o dinheiro não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Percebemos que falta apenas um pouco de cuidado para que as pessoas não se deixem seduzir por ele”, completa a escritora.

A Editora Artemeios afirma ter abraçado a idéia pela relevância e audácia da obra. “Ficamos muito surpresos quando vimos que aqueles originais cheios de reflexão foram feitos por uma jovem jornalista que poderia estar fazendo compras num shopping em vez de se preocupar em alertar as pessoas sobre o consumo exagerado. Foi uma surpresa bastante positiva e resolvemos apostar no trabalho”, lembra Marino Lobello, diretor geral da editora.


Você Sabe Lidar com o Seu Dinheiro? de Marília Cardoso e Luciano Gissi., Editora Artemeios.

_________________________

Direitos autorais (Lei federal nº 9.610/98) - Quando da utilização de material  deste site, deve ser feita a seguinte referência: "extraído de www.idademaior.com.br"