vidaememoria
 

 

 

SUGESTÕES DE CARDÁPIO PARA UM NATAL INESQUECÍVEL

 

O tradicional no Natal brasileiro foi incrementado nestas receitas do Serviço de Consumidor da Nestlé. Para a entrada, são sugeridos um  Salpicão que em vez de maionese, utiliza-se iogurte, deixando o prato mais suave e um Miniquiche feito com alho-poró e bacalhau.

 

Para o prato principal, no clássico Tender, o detalhe fica por conta do molho agridoce de laranja que dá um toque todo especial.

 

O gran finale da ceia é uma saborosa torta de Nozes para sobremesa e também, uma deliciosa Torta Guirlanda feita com dois tipos de uva, Itália e rubi.

 


ENTRADAS:

MINIQUICHE DE ALHO PORÓ E BACALHAU

 

mini-quiche

 

 

INGREDIENTES

Massa

1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de fermento em pó

2 colheres (sopa) de manteiga

meia lata de Creme de Leite Light NESTLÉ

 

Recheio

2 colheres (sopa) de azeite

2 xícaras (chá) de bacalhau desfiado (deixado de molho de véspera)

1 talo de alho-poró (apenas a parte branca)

meia lata de Creme de Leite Light Nestlé

1 stick de Caldo em Pó MAGGI GOODLIGHT de Galinha

2 ovos

4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

 

MODO DE PREPARO

Massa

Peneire a farinha com o sal e o fermento em uma tigela grande. Faça uma depressão no centro e adicione a manteiga e o Creme de Leite. Com as pontas dos dedos vá trabalhando a massa até ficar homogênea, sem grudar nas mãos. Embale em filme plástico para uso culinário e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Abra a massa em uma superfície enfarinhada, forre o fundo e as laterais de fôrmas individuais redondas (10 cm de diâmetro), untadas e polvilhadas, fure o fundo das massas com um garfo e leve para assar em forno médio (180 ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos.

 

Recheio

Em uma panela aqueça o azeite e refogue o bacalhau e o alho-poró por cerca de 5 minutos. Deixe esfriar, misture o Creme de Leite restante, o Caldo em Pó Maggi, as gemas e o queijo ralado e reserve. Bata as claras em neve, incorpore delicadamente ao recheio e distribua entre as massas assadas. Leve ao forno médio (180 ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Sirva de como entrada, acompanhada de uma salada de folhas.

 

Rendimento: 10 unidades

 

DICA

Ao comprar alho-poró, prefira os talos mais finos, que são mais macios, e escolha os que têm a mesma proporção de parte verde e branca. Elimine bem os resíduos de terra e as folhas externas mais duras.

 


SALPICÃO NATALINO

 

salpicao

INGREDIENTES

1 maçã verde descascada, em cubos
 meia colher (sopa) de suco de limão
 2 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado
 1 colher (sopa) de azeite
 1 colher (sopa) de salsa picada
 1 pote de iogurte natural
 1 caixinha de Creme de Leite
 2 colheres (sopa) de salsão picado
 1 cenoura média ralada
 2 batatas cozidas e picadas
 2 envelopes de Tempero e sabor para aves, peixes e arroz
  meia xícara (chá) de amêndoa tostadas em lascas

 

MODO DE PREPARO

Em uma tigela grande misture a maçã com o suco de limão. Junte o frango, o azeite e a salsa. Acrescente o iogurte, o creme de leite, o salsão, a cenoura, a batata, o tempero e sal a gosto. Misture bem, coloque em uma saladeira, distribua as lascas de amêndoas e sirva.

 

FAZ BEM SABER

O salpicão é uma receita bastante tradicional no Natal brasileiro. Nesta versão ele fica mais leve com o uso do iogurte e ainda mais rico com as amêndoas em lascas.

 

Rendimento : 8 porções

 

 

PRATO PRINCIPAL:

TENDER COM PURÊ DE MAÇÃ

 

tender

INGREDIENTES

TENDER

 1 tender sem osso (cerca de 1,5 kg)
 2 colheres (sopa) de manteiga
 1 xícara (chá) de vinho branco seco
 2 colheres (sopa) de sálvia fresca picada

 MOLHO
 2 colheres (sopa) de açúcar
 meia xícara (chá) de Néctar de Laranja Nestlé®
 meia xícara (chá) de vinho branco seco

 

MODO DE PREPARO

TENDER
Com a ponta de uma faca risque a superfície do tender de modo que se formem losangos. Coloque o tender em uma assadeira e espalhe sobre ele a manteiga. Regue com o vinho branco misturado com a sálvia. Cubra com papel de alumínio e leve ao forno médio (180 °C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Retire o papel de alumínio, regue com o caldo da assadeira e deixe dourar por aproximadamente 10 minutos. Retire o tender da assadeira e reserve.
 

MOLHO
Leve a assadeira em que o tender foi assado à chama do fogão, acrescente o açúcar e deixe dourar em fogo baixo. Junte o NÉCTAR DE LARANJA e o vinho, raspe bem o fundo da assadeira e deixe ferver até apurar o molho. Despeje cuidadosamente em uma molheira e sirva o tender com o molho à parte.

DICA
Para dar um toque a mais de frescor, acrescente ao molho 1 colher (chá) de raspas da casca de laranja.

FAZ BEM SABER

Feito com carne de porco, o tender é vendido já pré-cozido e defumado. Em geral é levado ao forno para absorver o sabor dos temperos utilizados e dourar ligeiramente.

 

Rendimento : 12 porções

 


PURÊ DE MAÇÃ


INGREDIENTES

12 maçãs vermelhas tipo Gala

1 colher (sopa) de açúcar

1 stick de MAGGI Meu Segredo

 

Modo de preparo

Descasque as maçãs, retire as sementes, corte em pedaços pequenos e leve ao fogo para cozinhar com meia xícara (chá) de água. Quando estiverem macias, retire do fogo e bata-as no liquidificador. Junte o açúcar, o Meu Segredo e leve novamente ao fogo, mexendo sempre, até obter consistência de purê. Sirva quente.

 

Rendimento: 12 porções

 

SOBREMESAS

TORTA GUIRLANDA

 

torta-guirlanda

INGREDIENTES

Massa

1 pacote de Biscoito Maizena

100g de manteiga em temperatura ambiente

 

Recheio

1 lata de Leite MOÇA

2 colheres (sopa) de maisena

1 xícara (chá) de leite

10 unidades de uvas Itália cortadas ao meio, sem sementes

10 unidades de uvas-rubi cortadas ao meio, sem sementes

 

Geléia

1 colher (sopa) de maisena

2 colheres (sopa) de açúcar

 

MODO DE PREPARO

Massa

Bata no liquidificador o Biscoito até obter uma farofa fina. Misture a manteiga até obter uma massa homogênea. Forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível (22cm de diâmetro) com a massa e reserve.

 

Recheio

Em uma panela, misture o Leite MOÇA e a maisena dissolvida no leite. Cozinhe em fogo baixo e mexa sempre até obter um creme espesso.

Espere esfriar, despeje sobre a massa e reserve.

Arrume as uvas sobre a torta.

 

Geléia

Em uma panela, misture todos os ingredientes com uma xícara (chá) de água e cozinhe por cerca de 5 minutos em fogo baixo ou até engrossar. Espalhe a geléia morna sobre as uvas. Leve para gelar e sirva.

 

Rendimento: 14 porções

 

 

TORTA CREMOSA DE NOZES

 

torta-nozes

INGREDIENTES

MASSA

1 pacote de Biscoito Leite e Mel Nestlé®

100 g de manteiga

1 caixa de Biscoito Calipso Original®

 

 RECHEIO

1 lata de Leite Moça®
3 ovos
1 colher (chá) de maisena
6 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de Creme de Leite Nestlé®
1 xícara (chá) de nozes picadas

 

MODO DE PREPARO

MASSA
Bata o biscoito leite e mel no liquidificador até obter uma farofa fina. Coloque a farofa em uma tigela, junte a manteiga e misture até obter uma massa homogênea. Reserve. Coloque os biscoitos calipso em toda a lateral de uma fôrma de aro removível (26 cm de diâmetro), forre o fundo com a massa de biscoito e reserve.

RECHEIO
Faça o creme de gemas em uma panela pequena:leve ao fogo baixo o leite moça com as gemas peneiradas e a maisena, mexendo sempre até obter um creme levemente espesso. Reserve. Bata as claras em neve firme,junte o açúcar e bata mais um pouco. Retire da batedeira e misture delicadamente o creme de leite. Acrescente o creme de gemas reservado e as nozes. Despeje na fôrma com a massa, cubra com papel de alumínio e leve ao freezer por cerca de 12 horas. Desenforme e sirva decorado com nozes trituradas.

 

FAZ BEM SABER

As nozes têm antioxidantes que fortalecem o sistema de defesa do organismo. Sirva esta torta em pequenas porções, para evitar o consumo excessivo de calorias.

Rendimento: 14 porções

 

Crédito: Serviço Nestlé ao Consumidor/ Éric B.

 

 

CASTANHAS TRADUZEM O SABOR

E A TRADIÇÃO DA CEIA DE NATAL

 

Para comemorar o nascimento de Jesus muitas famílias elaboram pratos com castanhas na Ceia de Natal. Esta tradição surgiu entre europeus que preparavam requintadas receitas na noite de Natal e deixavam as portas das casas abertas para receber viajantes e peregrinos, que estavam em jejum após a Missa do Galo – celebração católica realizada a meia-noite do dia 25 de dezembro.  Muito comum no continente europeu, as frutas oleaginosas (amêndoas, nozes, amendoins, castanhas e macadâmias) eram escolhidas para compor a refeição. 

 

Além da popularidade, para alguns as castanhas também simbolizam a humildade, pois esse riquíssimo alimento, bastante nutritivo e delicioso, se encontra debaixo de uma rústica e resistente casca. Da mesma forma que, como uma frágil criança, o Cristo, o filho de Deus, apresenta-se ao mundo no Natal.

 

Os brasileiros aderiram a esta tradição por conta dos imigrantes que trouxeram o costume para o País e as castanhas tornaram-se item obrigatório na Ceia do Natal. Por isso, as consumidoras da Nutty Bavarian prepararam sobremesas que farão grande sucesso no final do ano! Elas são: bolo de nozes Nutty, pavê delicioso de macadâmia, lembranças do Hawaí e mouse de chocolate com Nutty Bavarian

 

 

BOLO DE NOZES NUTTY

Receita enviada por Janson Damasceno da Costa e Silva Brasília / DF

 

bolo-nozes

 

INGREDIENTES

3 xícaras (chá) de açúcar

200g de manteiga

4 ovos

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 colheres (chá) rasas de fermento em pó

1 vidro de leite de coco

70g de uva passas

160g de mix Nutty Bavarian (amêndoas, nozes, macadâmias, amendoins e castanhas de caju)

200g de chocolate ao leite

1 colher (chá) rasa de manteiga

1 lata de leite condensado

 

MODO DE PREPARO

Bata bem a manteiga e o açúcar. Adicione os ovos e a farinha aos poucos. Misture separadamente o leite de coco e o fermento e depois adicione à massa, batendo bem. Passe as uvas passas em farinha de trigo para secá-las e adicione à massa misturando gentilmente com uma colher de pau. Coloque a massa em uma forma untada e leve ao forno por cerca de 40 minutos. Desinformar ainda morno.

Cobertura:

Derreta o chocolate com o leite condensado. Adicione a manteiga e mexa até o ponto de brigadeiro. Cubra o bolo e salpique as nuts por cima para decorar.

 

 

 

PAVÊ DELICIOSO DE MACADÂMIA

Receita enviada por Ana Maria Pires Monteiro São Paulo / SP

 

 pave

INGREDIENTES

200g de macadâmias glaceadas Nutty Bavarian

200g de biscoito tipo maizena

200g de ricota fresca picada

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1 colher (sopa) de margarina

Suco de meio limão

1 cálice de licor de sua preferência (o ideal é que seja de frutas)

Frutas picadas e folhinhas de hortelã para decorar

 

MODO DE PREPARO

Forre um pirex retangular médio com os biscoitos, tanto no fundo, quanto nas laterais, arrumando-os um do lado do outro. Goteje o licor sobre os biscoitos e reserve.

Coloque no liquidificador a ricota picada, o leite condensado, o creme de leite, a margarina e o suco de limão. Bata bastante até obter um creme liso. Em uma tigela, coloque o creme e misture delicadamente as macadâmias Nutty Bavarian. Despeje o creme sobre os biscoitos. Decore a gosto e deixa na geladeira por pelo menos duas horas antes de servir.

 

 

LEMBRANÇAS DO HAWAÍ

Receita enviada por Roberta Feijó Ortolani Galon Curitiba / PR

 

  torta 

INGREDIENTES

500ml de creme de leite fresco

1 lata de leite condensado

160g de macadâmias glaceadas Nutty Bavarian

200g de damasco turco

100ml de água

2 colheres (sopa) de açúcar

 

Modo de Preparo

Na batedeira, bata em velocidade alta o creme de leite até atingir o ponto de chantilly (quando as pás formarem desenhos no creme). Diminua a velocidade e coloque o leite condensado lentamente, escorrendo em fio. Retire da batedeira e com o auxílio de uma colher de pau, misture as macadâmias glaceadas Nutty Bavarian. Coloque a mistura em uma forma redonda de fundo removível (22 cm de diâmetro) e deixe na geladeira de um dia para outro. Antes de servir, prepare a calda: corte os damascos em pequenos pedaços, e coloque em uma panela com a água e o açúcar. Deixe ferver e engrossar, antes de servir. Deixe a calda esfriar um pouco. Desenforme o creme e despeje a calda por cima.

Rendimento: Aproximadamente 10 porções.

 

DICA: Se preferir, as macadâmias podem ser substituídas por amêndoas ou castanhas de caju.



MOUSE DE CHOCOLATE COM NUTTY BAVARIAN

Receita enviada por Vania Sateles Cubatão / SP

 

mousse

 

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado

200g de chocolate meio amargo

2 colheres (chá) de café solúvel

100g de manteiga

50g de amêndoas glaceadas Nutty Bavarian picadas

25g de nozes glaceadas Nutty Bavarian picadas

3 colheres (sopa) de açúcar

1 cálice de licor de laranja

6 ovos

Amêndoas e Nozes para decorar

 

MODO DE PREPARO

Derreta o chocolate e a manteiga. Adicione as gemas e o leite condensado, mexendo bem, mas com cuidado para não talhar. Junte as nozes e as amêndoas glaceadas Nutty Bavarian, o café e o licor de laranja. Bata as claras em neve e vá juntando o açúcar aos poucos. Misture ao preparo anterior, mexendo com cuidado. Despeje em taças individuais e leve ao frezzer. Decore com pedaços grandes de nozes e de amêndoas.

 

_________________________

Direitos autorais (Lei federal nº 9.610/98) - Quando da utilização de material  deste site, deve ser feita a seguinte referência: "extraído de www.idademaior.com.br"