vidaememoria
 

O GELADO SORVETE

Gelado é um termo europeu e Sorvete é como nós brasileiros e em Moçambique, definimos o sorvete. Ou seja, este tipo de guloseima doce e gelada que é tipicamente preparada a partir de derivados do leite. Pode possuir diversos sabores, tais como de frutas, chocolate ou caramelo.

O gelado representa, de uma forma geral, todas as formas de doces gelados, sendo comumente utilizado como sobremesa.

No entanto, os especialistas em culinária e os governos de alguns países distinguem vários tipos de gelado de acordo com as peculiaridades das diferentes formas de fabricação e ingredientes: o 'sorbet', de origem turca (Sherbat), assim como o 'gelato', de origem italiana, são alguns exemplos.

 

BAUNILHA VERSUS CREME

 

Existe uma grande confusão acerca das diferenças entre sorvete de creme e sorvete de baunilha. Apesar de serem popularmente aceitos como o mesmo tipo de sorvete, na realidade o sorvete de creme e o sorvete de baunilha possuem formulações diferentes.

 

O sorvete de creme é formulado com manteiga de leite e aromatizantes (inclusive o de baunilha). Já o sorvete de baunilha não possui a manteiga de leite, por isto possui um sabor mais característico. O sabor baunilha é geralmente encontrado na massa branca do sorvete napolitano, que possui três sabores: baunilha, chocolate e morango.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gelado

 

 

HISTÓRIA DO SORVETE

 

Muita gente desconhece a origem do sorvete. Existem várias teorias sobre o surgimento desta iguaria.

sorvete
O sorvete teve origem no Oriente

O primeiro relato sobre o sorvete data de mais de 3 mil anos atrás, e tem sua origem no Oriente. Os chineses costumavam preparar uma pasta de leite de arroz misturado à neve, algo parecido com a atual raspadinha.

 

O Imperador Nero, há cerca de mil e novecentos anos atrás, mandava seus escravos às montanhas buscarem neve, que era utilizada para o congelamento do mel, polpa de frutas ou sucos.

 

No século 14, o veneziano Marco Polo voltou de sua famosa viagem ao Oriente. Além de introduzir o macarrão na Europa, Polo trouxe uma receita para fazer sorvetes de água, muito parecidos com os atuais.

 

No século 17, quando o monarca Francisco I esteve em campanha na Itália, decidiu levar para seu filho, o Duque de Orleans, uma noiva, Catarina de Médicis. A ela atribui-se a introdução do sorvete na França. Neste mesmo país, em 1660, Procopio Coltelli inaugurou, em Paris, a primeira sorveteria do mundo.

 

A neta de Catarina de Médicis casou-se em 1630 com Carlos I da Inglaterra e, segundo a tradição da avó, também introduziu o sorvete entre os ingleses. Os colonizadores britânicos levaram o sorvete para os Estados Unidos.

 

Em 1851 os Estados Unidos viveram um dos momentos mais importantes da história do sorvete: o leiteiro Jacob Fussel abriu em Baltimore a primeira fábrica de sorvetes, produzindo em grande escala e sendo copiado por outros em Washington, Boston e Nova York.

 

Em 1879, também nos Estados Unidos, é inventado o "Ice Cream Soda". O aparecimento da casquinha possui duas versões: uma de que teria surgido em 1896 na Itália, e outra que diz que ela foi inventada em 1904 nos EUA. O picolé apareceu na Itália no início do século 20.

 

No Brasil, o sorvete começou a ser confeccionado no ano de 1834, na cidade do Rio de Janeiro, quando chegou, vindo de Boston, um navio com um carregamento de gelo natural.

 

Fonte: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-sorvete/historia-do-sorvete.php

 

O SORVETE TE FAZ FELIZ

 

Pesquisas descobriram que o sorvete "ilumina" as zonas de prazer do cérebro. De acordo com testes clínicos, uma simples colher de sorvete traz um sorriso às áreas alegres do cérebro.

Os participantes bem dispostos do estudo tiveram que tomar sorvete Carte d'Or de sabor creme antes de serem submetidos a um teste de ressonância magnética para verificar quais partes do cérebro são ativadas quando as pessoas tomam sorvete. Estes testes detectam regiões no cérebro afetadas por mudanças nos níveis de oxigenação do sangue.

Os resultados dos testes, feitos no Centre for Neuroimaging Sciences em Londres, mostraram que sorvete provoca um efeito imediato nestas zonas de prazer. Pesquisas anteriores mostraram que estas áreas são ativadas quando as pessoas estão realmente se divertindo. 

A Unilever encomendou a pesquisa, que foi conduzida pelo Institute of Psychiatry. Os resultados colocam o sorvete num grupo seleto de alimentos que fazem as pessoas se sentirem bem e que antes eram tachados como alimentos a serem evitados ou limitados.

 

 

CURIOSIDADES

 

A Unilever é o maior fabricante de sorvetes do mundo, com receitas anuais de €5 bilhões.

 

Aqui no Brasil, ela é responsável pela marca Kibon, que é comercializada

em mais de 40 países, sob nomes diferentes em mercados diferentes (Wall's no Reino Unido e na maior parte da Ásia, Algida na Itália, Langnese na Alemanha, Kibon no Brasil e Ola na Holanda.

 

Kibon foi a primeira empresa a colocar, nas ruas, carrinhos para vender sorvetes, com o lançamento do Eski-bon e do Chicabon em 1942.       

 

_________________________

Direitos autorais (Lei federal nº 9.610/98) - Quando da utilização de material  deste site, deve ser feita a seguinte referência: "extraído de www.idademaior.com.br"