vidaememoria
 

 

SABORES DA TERRA DO LITORAL SUL PERNAMBUCANO

 

O Circuito Gastronômico Sabores da Terra foi criado pela necessidade de valorização da gastronomia como potencialidade turística e cultural do litoral Sul Pernambucano. A proposta agora era de promover o turismo e a economia em 62 estabelecimentos de Rio Formo, São José da Coroa Grande e Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco.

 

Ao todo foram 50 estabelecimentos que passaram a servir pratos produzidos com insumos locais como coco, batata doce, macaxeira, coentro, peixes e crustáceos, além de frutas tropicais como caju e banana.

 

A proposta para 2009 é passar a 100 restaurantes. A ideia é ampliar mais cidades do Litoral Sul e implementar o circuito para outras regiões.  Para isso, o Banco do Nordeste (BNB) anunciou o dobro de investimentos e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, que colabora com a pesquisa e desenvolvimento dos novos pratos, já confirmou sua participação neste projeto por mais um ano, assim como a Empetur e a Secretaria de Turismo do Governo do Estado.

 

Esta iniciativa valoriza a economia da região, promovendo um aumento de recursos em todas as etapas da produção, do empresário dono de estabelecimentos locais, passando pelo vendedor da feira, chegando até o agricultor familiar. Este incremento é possível por um maior fluxo turístico proposto pelo Circuito.


Para o sucesso deste Circuito, os profissionais dos restaurantes locais passaram por capacitações em segurança alimentar, normas de qualidade, hospitalidade, estratégias de marketing, empreendedorismo e marketing pessoal. "Trata-se de uma qualificação do turismo do litoral sul, e não apenas uma simples roteirização do destino", ressalta Simone Menezes, uma das coordenadoras do projeto.

 

Ao todo são 50 empreendimentos localizados nos Municípios de Rio Formoso, Tamandaré e São José da Coroa Grande, que fazem parte do Circuito Sabores da Terra.

 

Este Circuito surgiu como continuidade do PROQUAH – Programa de Qualificação da Hospitalidade que capacitou equipamentos turísticos do Litoral Sul. Maiores informações no www.circuitosaboresdaterra.com.br

 

Eis algumas receitas para encher de água na boca a qualquer um:

 

 

CUSCUZ COM FRUTOS DO MAR

Restaurante Pingo D’água

cus-cus

 

INGREDIENTES:
1 xícara de cuscuz de milho.
2 xícara de caldo de camarão ou frutos do mar.
meia xícara de aratu ensopado.
meia  xícara de camarão ao coco.
meio de polvo cozido.
2 colheres de sopa de tomates picados.
2 colheres de sopa de cebola.
1 colher de sopa de coentro picado.
1 colher de sopa de cebolinho picada.

 

PREPARO:
Ensope o cuscuz com o caldo do camarão por mais ou menos 20 minutos. Refolgue a cebola o tomate, coentro e o cebolinho. Acrescente ao cuscuz. Misture os frutos do mar já prontos e temperados ao cuscuz e leve a cuscuzeira por mais ou menos 15 min. Desenforme e sirva quente.

 

 

CEBOLA RECHEADA COM CAMARÃO, CREME DE QUEIJO E COENTRO, ACOMPANHADA POR FAROFA DE CEBOLINHOS.

 

KI KANTINHO

cebola-recheada

 

INGREDIENTES:
2 cebolas grandes
150 g de camarão médio
1 colher de chá de manteiga
1 colher de sopa de coentro
100 ml de requeijão
2 colheres de sopa de cebolinho picado
meia xícara de farinha de mandioca fina
Sal e pimenta do reino a gosto

PREPARO:
Descasque as cebolas, tempere com sal e pimenta do reino a gosto enrole-as em papel alumínio, leve ao forno por aproximadamente 10 minutos. Corte ao meio e retire o miolo. Reserve.
Refolgue o coentro e com o camarão, acrescente o requeijão, rechei a cebola.

Para a farofa:
Refolgue a manteiga, acrescente o cebolinho e a farinha de mandioca.

 

FUNGI DE ARATU

 

POUSADA PÍER DA PEDRA

aratu-refogado

 

INGREDIENTES
Para o peixe:
500 g de aratu desfiado.
1 colher de sopa de gengibre ralado.
3 colheres de sopa de coentro picadinho.
400 g de tomate, sem pele e sem semente, picadinho.
200 g de cebola picadinha.
60 g de pimentão vermelho e amarela.
2 dentes de alho amassados ou picados.
100 ml de azeite.
200 ml de leite de coco.
Sal a gosto

Mingau de mandioca
200 g de massa de mandioca peneirada.
400 ml de leite de coco fresco.
Sal a gosto

 

PREPARO
Aqueça uma panela de barro, adicione azeite e alho até dourar. Logo adicione a cebola, tomate, gengibre e os pimentões. Tampe a panela e deixe ferver em fogo brando por 10 minutos. Após os 10 minutos, adicione o aratu desfiado. Deixe ferver por mais 15 minutos com a panela tampada. Com o aratu já cozido adicione o restante do coentro.

Mingau de mandioca
Misturar todos os ingredientes diluindo e levar ao fogo até ferver e ficar espesso.

 

 

_________________________

Direitos autorais (Lei federal nº 9.610/98) - Quando da utilização de material  deste site, deve ser feita a seguinte referência: "extraído de www.idademaior.com.br"