nutricao
 

    

CONSUMO CONSCIENTE DE ALIMENTOS

 

O consumo consciente de alimentos pode sim fazer a diferença na manutenção da saúde de uma pessoa. Ao ingerir uma quantidade adequada de cada grupo alimentar, é possível fornecer ao organismo mais resistência e ainda, evitar possíveis doenças.

 

Segundo o Diretor do Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral do Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dan Waitzberg - “Se ingerirmos fibra, é possível evitar o câncer no intestino grosso, por exemplo.  A ingestão de peixes está associada a uma proteção contra doenças coronarianas, assim como a soja, que também diminui a incidência de doenças cardíacas”.

 

Para o médico, alimentar-se bem continua sendo o segredo da boa saúde. E promover a alimentação saudável deixou de ser apenas uma preocupação estética para tornar-se uma questão de saúde pública. Tanto que o Ministério da Saúde vem constantemente alertando a população para a necessidade de se manter bons hábitos alimentares. Segundo a Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do MS uma alimentação saudável para todos segue, no mínimo, dez passos básicos:

 

 •  FAÇA PELO MENOS TRÊS REFEIÇÕES E DOIS LANCHES SAUDÁVEIS POR DIA. NÃO PULE REFEIÇÕES;

 

•  INCLUA DIARIAMENTE SEIS PORÇÕES DO GRUPO DOS CEREAIS. DÊ PREFERÊNCIA AOS GRÃOS INTEGRAIS E AOS ALIMENTOS NATURAIS;

 

•  COMA DIARIAMENTE PELO MENOS TRÊS PORÇÕES DE LEGUMES E VERDURAS;

 

•  COMA FEIJÃO COM ARROZ PELO MENOS CINCO VEZES POR SEMANA. ESSE PRATO BRASILEIRO É UMA COMBINAÇÃO COMPLETA DE PROTEÍNAS E MUITO BOM PARA A SAÚDE;

  

•  CONSUMA DIARIAMENTE TRÊS PORÇÕES DE LEITE E DERIVADOS E UMA PORÇÃO DE CARNES, AVES, PEIXES OU OVOS;

 

•  CONSUMA, NO MÁXIMO, UMA PORÇÃO POR DIA DE ÓLEOS VEGETAIS, AZEITE, MANTEIGA OU MARGARINA. FIQUE ATENTO AOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS E ESCOLHA AQUELES COM MENORES QUANTIDADES DE GORDURAS TRANS;

 

•  EVITE REFRIGERANTES E SUCOS INDUSTRIALIZADOS, DOCES E OUTRAS GULOSEIMAS COMO REGRA DE ALIMENTAÇÃO;

 

•  DIMINUA A QUANTIDADE DE SAL NA COMIDA. EVITE CONSUMIR ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS COM MUITO SÓDIO;

•  BEBA PELO MENOS DOIS LITROS DE ÁGUA POR DIA.

 

 E por fim, para tornar a vida mais saudável, praticar, pelo menos, 30 minutos de atividade física todos os dias e evitar as bebidas alcoólicas e o fumo.

 

 

ALIMENTOS QUE FAZEM A DIFERENÇA

BENEFÍCIOS DA CASTANHA DO PARÁ

castanha-do-paraAs frutas secas como nozes, amêndoas e castanhas são ricas em vitaminas e proteínas vegetais.

Mas, os efeitos positivos do consumo diário da castanha-do-pará, a semente da castanheira-do-pará ( Bertholletia excelsa ) , rica em vitaminas A, B, C e E e em proteínas completas como a excelsina, foram constatados em dez anos de pesquisas com pacientes com câncer.

Aqueles que consumiram 50 gramas de castanha-do-pará diariamente, aumentaram a sobrevida e melhoraram sua qualidade de vida, entre eles, pacientes com cânceres de pâncreas graves, que matam em dois meses, viveram mais de um ano. Fora isso, esses pacientes enfrentaram melhor as sessões de quimioterapia.

Cada fruto contém de 12 a 14 sementes que são também excelentes fontes de nutrientes usadas para combater desnutrição, convalescenças, anemias, artrites, artroses, hipoproteínas e avitaminoses. O consumo da castanha-do-pará é recomendável também por servir de estímulo ao sistema imunológico em geral.

A semente é recomendada por naturalistas para aumentar a quantidade de leite das mulheres durante a amamentação dos bebês. Isto porque a excelsina é uma proteína muito completa e favorece a secreção do leite materno.

 Além de bom nutriente, a castanha-do-pará é um poderoso antioxidante, com suas proteínas completas que combatem os radicais livres, especialmente os depósitos de ferro resultantes das quebras de moléculas de hemoglobina durante os processos de quimioterapia.

É por este motivo que, a indústria cosmética adotou o óleo da castanha-do-pará como base para produtos de conservação e rejuvenescimento da pele. O óleo age sobre o tecido cutâneo, formando uma película que impede a evaporação da água da pele.

Os ácidos graxos insaturados da semente são nutrientes essenciais, com grande participação nos processos fisiológicos e bioquímicos da estruturação do tecido epitelial, responsável pela conservação da pele.

– A castanha-do-pará é usada em inúmeros fitocosméticos para combater manchas, envelhecimento da pele e cabelos opacos ou quebradiços.

Apenas uma recomendação, a castanha-do-pará possui alto valor calórico: oito sementes, cerca de 50 gramas, têm em média 350Kcal. Portanto, quem não quer engordar deve tomar cuidado.

Ilustração: Antonieta Cravo, do seu livro "Frutas e Ervas que Curam".

SEMENTE DE GIRASSOL:

GRANDE ALIADA CONTRA O COLESTEROL E A PRESSÃO ALTA

 

Dos derivados do girassol, o mais conhecido e consumido é o óleo. Mas o que muitas pessoas não sabem é que suas sementes são benéficas à saúde, pois ajudam no combate ao colesterol e a pressão alta, já que quase 90% da sua gordura é saturada boa, aquela que protege o coração. Além disso, o girassol é um alimento rico em vitaminas E e B1, magnésio, ferro, fósforo, cálcio e arginina, um aminoácido “amigo” do óxido nítrico, substância que relaxa os vasos sanguíneos e evita a elevação da pressão sanguínea.

 

 

salada

 

Salada com sementes de girassol

 

INGREDIENTES:

1 colher de chá de sementes de girassol

05 folhas de alface

05 folhas de rúcula

01 cenoura crua ralada

01 beterraba crua ralada

Tomate seco (a gosto)

Mussarela de búfala (a gosto)

 

  

MODO DE PREPARO DA SALADA:
Em um prato grande coloque os ingredientes. Misture tudo cuidadosamente com o molho e tempere. Leve a geladeira e misture sementes de girassóis na hora de servir.


 RENDIMENTO:
1 porção

 

MOLHO ITALIANO:

- 1/2 cebola picada
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de orégano
- 1 dente de alho amassado
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta do reino em pó

MODO DE PREPARO:
Coloque tudo no liquidificador e bata até ficar cremoso. Despeje numa molheira, cubra e leve á geladeira.

 

RENDIMENTO: 1 porção para 1 pessoa

 

CALORIAS: Salada: 145 calorias e o Molho Italiano: 125 calorias

 

ORIGEM

O girassol é nativo da América do Norte e prefere climas temperados e ensolarados. No Brasil, o cultivo de girassol ocupa uma pequena área, que está em expansão. O consumo interno de óleo de girassol, proveniente em grande parte da Argentina, tem aumentado nos últimos anos graças às suas qualidades nutricionais. O teor de gordura saturada, mais prejudicial à saúde, é de 11%, em comparação aos 15% do óleo de soja, aos 18% da margarina e aos 66% da manteiga.

FONTE: Beto Isaac, restauranteur da tradicional hamburgueria de Perdizes Família Burger.

 

 

_________________________

 

Direitos autorais (Lei federal nº 9.610/98) - Quando da utilização de material  deste site, deve ser feita a seguinte referência: "extraído de www.idademaior.com.br"