vidaememoria
 

 

ALERTA: EXCESSO DE CÁLCIO É

PREJUDICIAL AO ORGANISMO

 

  

calcio


O excesso de cálcio é prejudicial ao organismo. Quando além da cota necessária, o cálcio pode levar ao surgimento de “pedras” nos rins, se combinado com a vitamina C, à redução do magnésio no organismo, à fraqueza muscular e até mesmo à anorexia.

 

O cálcio ajuda na formação dos ossos e dentes, participa de reações orgânicas importantes ligadas à contração muscular, à coagulação sanguínea, à transmissão nervosa, à manutenção da frequência cardíaca e por aí vai. O cálcio é o mineral mais abundante no nosso corpo.

 

A ingestão adequada de cálcio nos primeiros anos de vida auxilia na formação de um esqueleto saudável, minimizando a perda de massa óssea na vida adulta.

 

A assimilação de cálcio pelo organismo diminui na menopausa, fazendo com que o corpo recorra ao mineral armazenado nos ossos e dentes, provocando a osteoporose.

 

O leite e seus derivados são as principais fontes de cálcio, que também pode ser encontrado na couve, repolho, brócolis, cebolinha, espinafre, alho-francês e acelga, além das leguminosas, frutos secos e cereais integrais.

 

O cálcio depende da ação da vitamina D. Por isso, são necessários alimentos ricos tanto em um quanto no outro. A vitamina D é encontrada em peixes gordos, no ovo e na soja. Já as gorduras e a fibra dificultam a assimilação do cálcio.

 

Os adultos devem consumir, em média, 800 mg de cálcio por dia. No entanto, esse valor pode chegar a 1500 mg no caso de mulheres com mais de 45 anos, de grávidas, ou ainda de crianças em idade de crescimento.


FONTE: CORREIO DO BRASIL Por Redação - do Rio de Janeiro

 

       

   FOLHA DA OLIVEIRA DIMINUI

PRESSÃO ARTERIAL E PREVINE INFARTO 


A Oliveira é uma árvore cuja folha é antioxidante e precursora de neurotransmissores cerebrais. Devido a grande quantidade de vitaminas presentes em sua constituição A, B1, B2, B3, B6, C, E, ela é adequada para tratamentos como o combate às infecções respiratórias, herpes, prevenção a doenças musculares, fadiga crônica e úlceras.


Outro destaque terapêutico da planta é sua propriedade como fortalecedora do sistema imunológico, no alivio às dores de dente e hemorróidas. Já as  inflamações também são combatidas pelo uso terapêutico da planta.


Em sua composição, ela ainda possui Betacaroteno, Cobre, Cromo, Fibras, Fósforo, Óleo Linoléico, Lipídeos, Magnésio, Potássio, Proteínas, Selênio e Zinco. Tem grande papel em sua capacidade de diminuir diabetes, além de auxiliar na prevenção do infarto do miocárdio.


O extrato específico da folha de oliveira reduz o colesterol e ajuda a controlar a pressão sanguínea. Já o chá desta planta é eficaz para o emagrecimento.

FONTE:
Dra.Sylvana Braga (www.sylvanabraga.com.br) médica ortomolecular, nutrologista, reumatologista e fisiatra com clínica no Rio de Janeiro e em São Paulo.

 

 

DIETA RICA EM ALHO E CEBOLA

É ARMA CONTRA PEDRA NA VESÍCULA

 

Indispensáveis no combate ao câncer de próstata, o alho e a cebola são também capazes de reduzir a formação de cálculo biliar, segundo um estudo publicado no British Journal of Nutrition.

 

Uma dieta rica em alho e cebola aumenta a produção de duas enzimas responsáveis por derrubar naturalmente os níveis de colesterol.

Quase 80% das pedras na vesícula são formadas por esse tipo de gordura. Os cientistas compararam dois grupos de cobaias. Entre os animais alimentados com uma maior quantidade de alho e cebola, houve uma redução de até 30% na na incidência dos cálculos.

 

FONTE: CORREIO DO BRASIL Por Redação, com agências internacionais - de Londres

 

 

FARINHA DE BANANA VERDE AUXILIA

NO COMBATE AO DIABETES

 

Cultivada na maioria dos países tropicais e uma das frutas mais consumidas no mundo, a banana verde é considerada um alimento funcional completo por apresentar elevado teor de amido resistente.

 

Rica em carboidratos, sais minerais - como o potássio além de vitaminas A e C -, suas fibras alimentares auxiliam o funcionamento do intestino. A fruta é indicada para os diabéticos por controlar a glicose no sangue, pois o amido resistente acaba não sendo absorvido pelo organismo, se une ao açúcar e é eliminado. O alimento também evita o câncer de intestino.

 

De acordo com pesquisas, o amido resistente não é digerido pelo intestino delgado e ao chegar ao intestino grosso é processado pelas bactérias da flora intestinal, o que resulta em substâncias benéficas para o organismo.

 

Marcílio Lemos, diretor da Longevid, empresa de alimentos funcionais, ressalta os benefícios da farinha – “este tipo de amido encontrado na banana verde se torna disponível como substrato para fermentação pelas bactérias anaeróbicas do cólon. Dessa forma, essa fração de amido compartilha muitas das características e benefícios atribuídos à fibra alimentar no trato gastrintestinal.”

 

A farinha de banana verde, desidratada e moída, pode ser acrescentada ao suco, vitamina, sopa, água ou iogurte (duas colheres de sopa). Pode também substituir parte da farinha de trigo em receitas de bolo, biscoitos e tortas ou enriquecer outros pratos salgados ou doces. A recomendação é utilizar a farinha sempre junto às refeições.

 

FONTE: longevid@longevid.com.br  www.longevid.com.br

 

 

COMA TOMATE, CENOURA E VEGETAIS DE FOLHAS VERDES

 

Todos estes alimentos acima são um ótimo caminho para prevenir o câncer de mama, segundo uma pesquisas recente publicada por um grupo de cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos.

 

O estudo sugere que consumir diariamente pelo menos duas porções de vegetais ricos em substâncias chamadas carotenoides (abundantes nos alimentos citados) pode reduzir em 17% os riscos de se desenvolver tumores na mama. 

 

 

MAIS UM BENEFÍCIO DO CHÁ VERDE.

 

 Um novo estudo japonês indica que beber cinco ou mais xícaras por dia reduz em 47% os riscos de pneumonia em mulheres. E mesmo menores quantidades da bebida teriam efeitos significativos contra os riscos de morte pela doença.


O estudo incluiu mais de 19 mil homens e 21,5 mil mulheres com idades entre 40 e 79 anos e que não apresentavam histórico de câncer, infarto e derrame no início da pesquisa. E, com um acompanhamento de 12 anos a 85% desse grupo, os pesquisadores observaram que os efeitos do chá contra a pneumonia “funcionavam” apenas para as mulheres.

De acordo com os autores, é possível que os efeitos sejam os mesmos em mulheres de outros países. Porém, mais estudos são necessários para entender os mecanismos implicados nessa relação e quais compostos do chá podem ser os responsáveis pela proteção das mulheres contra pneumonia.

 

 

CURRY É BOM CONTRA O CÂNCER

 

Uma pesquisa realizada na Irlanda sugere que o componente químico curcumina, encontrado no açafrão da Índia, presente no tempero curry, pode matar células cancerosas. Este componente já era visto como um extrato com aplicações medicinais e já estava sendo testado para tratamento de artrite e até demência.

 

Agora, a cientista Sharon McKenna e sua equipe descobriram que a curcumina começou a matar as células cancerosas de esôfago dentro de 24 horas.

 

A descoberta foi publicada na revista especializada British Journal of Câncer.

 

NOVOS TRATAMENTOS

Lesley Walker, diretor da organização britânica Cancer Research UK acha que os resultados da pesquisa irlandesa podem ajudar o desenvolvimento de novos tratamentos de câncer do esôfago. “Abre a possibilidade para que compostos químicos naturais encontrados no açafrão da Índia possam ser desenvolvidos para se transformar em novos medicamentos”, explicou.

 

A incidência de câncer do esôfago aumentou em mais de 50% desde os anos 70 e isso estaria ligado ao aumento da taxa de obesidade, consumo de álcool e doença do refluxo, então, descobrir formas de evitar o desenvolvimento desse tipo de câncer é importante –, acrescentou Dr. Walker.

 

FONTE: Por Redação, com BBC

 

_________________________

Direitos autorais (Lei federal nº 9.610/98) - Quando da utilização de material  deste site, deve ser feita a seguinte referência: "extraído de www.idademaior.com.br"