vidaememoria
 

 

SETOR ANALISA O PERFIL DO CONSUMIDOR DE BISCOITO

QUEM COMPRA E QUEM COME?

 

Um estudo mercadológico realizado pelo Sindicato da Indústria de Massas e Biscoitos do Estado de São Paulo – Simabesp/Anib – traçou o perfil do consumidor brasileiro e mostra que 70% das compras de biscoitos são uma decisão das mulheres, que escolhem tipos e variedades de acordo com o gosto e o desejo de cada pessoa da casa.

 

“As famílias consomem biscoito em vários momentos: no café da manhã, durante o dia, nas refeições intermediárias e no período da noite”, afirma o presidente da entidade, José dos Santos dos Reis.

 

Segundo a pesquisa, as mulheres têm preferência pelos biscoitos doces e amanteigados, enquanto as crianças preferem os recheados. Os homens gostam mais dos salgados.

 

Outro perfil interessante do consumidor de biscoito é o do idoso que atinge a marca de 20 milhões e tem como principal característica a fidelidade às marcas. Também é preciso atender um nicho especial: os das pessoas solteiras, descasadas ou dos que moram sós. Este é um público muito prático e que busca comodidade.

 

O estudo também detectou que o consumidor do futuro está muito mais exigente, informado e consciente e decide sua compra baseado na análise dos seguintes tópicos: novos produtos, comunicação arrojada, marca com valor agregado, qualidade e serviços práticos e rápidos. “Este tipo de consumidor conhece os seus direitos e sempre está em busca de novidades, pois não é fiel às marcas”, conclui Reis.

 

BISCOITOS MAIS SAUDÁVEIS

 

Um levantamento feito pela Associação Nacional da Indústria de Biscoitos – ANIB – e Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos do Estado de São Paulo – SIMABESP – no final de 2008 mostra que 65% dos biscoitos disponíveis no mercado brasileiro já estão livres da gordura trans.

 

Foram dois anos de intensas pesquisas e trabalho junto aos fornecedores especializados, pois “os fabricantes reagiram imediatamente após terem conhecimento de que a gordura trans pode prejudicar a saúde do consumidor”, assegura José dos Santos dos Reis, presidente do SIMABESP e vice-presidente da ANIB.

 

Ele acredita que o uso de gordura trans no setor de biscoitos será extinto num período de dois a três anos, pois os empresários ainda dependem dos fornecedores de matérias primas alternativas, que precisam aumentar a produção de forma a atender toda a indústria de alimentação. “Não são só os biscoitos que precisam de outras opções. Vários setores do mercado de alimentos no País também estão buscando esta substituição”, diz.

 

O Grupo Técnico de Orientação da ANIB e do SIMABESP alerta que só tirar a gordura trans não resolve nenhum problema, pois essa substituição pode aumentar o índice de gorduras saturadas, tão prejudiciais quanto. A preocupação dos fabricantes de biscoitos é encontrar uma alternativa que não interfira na qualidade, no sabor ou na textura dos produtos.

 

BISCOITINHOS DA VOVÓ

 

Nos últimos anos foi se perdendo, principalmente nas grandes cidades, o hábito de preparar biscoitos em casa, passando-se a consumir mais os produtos industrializados.

Mas nada supera o sabor de um biscoito caseiro, sem essências ou conservantes, para acompanhar chá, café, para o lanche das crianças e até mesmo para presentear, bem embalados, no natal e na páscoa.

As receitas que damos a seguir foram resgatadas de uma fazenda na cidade de Araras, em São Paulo e são das primeiras décadas deste século. Pertencem ao acervo da Família Cannabrava. Experimente e volte a saborear os "biscoitinhos da vovó".

foto1SEQUILHOS DE POLVILHO

INGREDIENTES

6 ovos

8 colheres de açúcar

polvilho doce o quanto baste

 

MODO DE PREPARAR

1. Bate-se os ovos como para pão de ló (primeiro as claras em neve, depois as gemas)

2. Põe-se o açucar

3. Vai se pondo o polvilho peneirado aos poucos, até dar para enrolar. A massa não deve ficar dura

4. Fazer os biscoitos e assar em forno regular em assadeira untada e polvilhada

 

foto2BISCOITOS DE FUBÁ MIMOSO

INGREDIENTES

6 gemas

1 quilo de fubá mimoso bem amarelo e bem fino

1/2 xícara de água

uma colherinha de erva doce

2 colheres não muito cheias de manteiga

açúcar o quanto quiser

leite de coco o quanto baste

Para variar: faz-se também com maizena ou araruta do mesmo modo

 

MODO DE PREPARAR

1. Amassa-se tudo e vai-se pondo leite de coco o quanto bastar para ficar no ponto de enrolar

2. Enrola-se como pequenas roscas finas que se assam em assadeiras untadas e polvilhadas com fubá em forno brando

 

foto3BISCOITO DE ARARUTA

INGREDIENTES

Meio quilo de araruta

3 gemas

açúcar quanto quiser

um pouco de erva doce

uma pitada de sal

duas colheres de manteiga

leite quanto baste

Para variar: pode ser maizena em vez de araruta

 

MODO DE PREPARAR

1. Mistura-se tudo e vai se pondo leite frio o quanto baste para ficar em ponto de enrolar. Não deve ficar duro
2. Faz-se os biscoitos do formato que quiser

3. Assar em forno brando

 

 

_________________________

Direitos autorais (Lei federal nº 9.610/98) - Quando da utilização de material  deste site, deve ser feita a seguinte referência: "extraído de www.idademaior.com.br"