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PARES MAIS QUE PERFEITOS NA MESA

 

Antes, na culinária, os casamentos de ingredientes eram arranjados única e exclusivamente em nome do sabor. O Romeu e Julieta, que até Shakespeare abençoaria, uniu o doce acentuado da goiabada com o toque salgado do queijo.

 

 “Hoje, porém, vários contratos são selados na cozinha e nas gôndolas dos supermercados levando em conta outros interesses: a união deve fazer a força contra doenças, um parceiro potencializando os benefícios do companheiro”, destaca a endocrinologista Ellen Simone Paiva, diretora do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional.

 

ARROZ COM FEIJÃO: NÃO DEIXE FALTAR ESSA DUPLA

 

Além de serem ricos em carboidratos, nossas principais fontes de energia, o arroz com feijão contém fibras, ferro e proteína, o nutriente responsável pela estrutura corporal, desde a formação dos cabelos, passando pela produção hormonal, células imunológicas e massa muscular. “O arroz e o feijão se completam perfeitamente, uma vez que o arroz contém um aminoácido que o feijão não apresenta e o feijão dispõe de um outro aminoácido que não está presente no arroz. Quando consumidos juntos, os dois grãos originam uma proteína de excelente qualidade nutricional”, afirma a médica.

 

TOMATE E BRÓCOLIS NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

 

“Esses dois alimentos, ricos em antioxidantes, vêm sendo apontados como protetores contra a incidência de câncer de próstata. Junto, eles contêm praticamente quase todas as vitaminas e minerais essenciais ao nosso organismo”, explica a nutricionista do Citen, Amanda Epifânia.

 

A VEIA E IOGURTE PARA O INTESTINO

 

As fibras solúveis da aveia associadas à riqueza dos microrganismos vivos dos iogurtes conferem proteção à flora intestinal, diminuindo a absorção do colesterol proveniente da dieta e melhorando o metabolismo dos carboidratos. “Essa associação resulta em um funcionamento intestinal normal e na redução dos níveis de colesterol e da glicose do sangue”, diz Ellen Paiva.

 

MAÇÃ VERDE E COUVE MELHORAM A ABSORÇÃO DE FERRO

 

“Sob a forma de sucos, a associação do ferro presente na couve com a abundante quantidade de vitamina C da maçã garante a difícil absorção do ferro de origem vegetal, tão importante para as pessoas que seguem cardápios vegetarianos ou que consomem carne vermelha em pequenas quantidades”, informa a nutricionista do Citen. Além desse beneficio, os dois alimentos são ricos em antioxidantes, participando da prevenção de doenças crônicas.

 

PEIXE DE ÁGUA FRIA E AMÊNDOAS SÃO FONTES DE GORDURAS DO BEM

 

“No grupo de peixes de águas frias, encontramos, salmão, cavala, arenque, truta, sardinha, dentre outros que, em preparações associadas às castanhas e amêndoas, conseguem aliar as principais gorduras do bem: monoinsaturada das amêndoas e poliinsaturadas do peixe. Essa dupla é prova de que também as gorduras são essenciais à saúde, protegendo principalmente o sistema cardiovascular”, afirma a endocrinologista Ellen Paiva.

 

ABACATE E LIMÃO SÃO ANTIOXIDANTES

 

“O abacate é um exemplo de um alimento anteriormente banido do nosso cardápio e atualmente absolvido. A reabilitação do abacate se deve à sua abundância em gordura monoinsaturada que exerce potente atividade antioxidante. Tradicionalmente servido com limão, o prato amplia sua proteção antioxidante, graças à presença da vitamina C do limão”, destaca Amanda Epifânio.

 

OVO E BATATA FORNECEM ENERGIA O ORGANISMO

 

O ovo é mais um alimento que por muito tempo foi banido das dietas pelo seu alto teor de colesterol. Hoje, reabilitado, vem ocupando um lugar de destaque nas recomendações nutricionais, primeiro porque seu teor de colesterol participa muito pouco da elevação do colesterol sangüíneo, segundo por conter nutrientes essenciais. Sua gema contém ferro, vitamina B12, zinco, sua clara é rica em albumina, uma proteína de excelente valor nutricional. “Quando o consumo do ovo é associado à batata, fornecemos ao organismo energia proveniente dos carboidratos suficiente para metabolizar e utilizar todos os nutrientes que o ovo nos oferece. Assim, a tão conhecida salada de batata com ovo cozido volta à mesa revigorada e nutritiva”, destaca Ellen Paiva.

 

ALHO E AZEITE SÃO ANTIOXIDANTES E ANTIINFLAMATÓRIOS

 

Além da típica gordura monoinsaturada, presente no azeite, altas concentrações de vitamina E, beta caroteno e polifenóis são responsáveis pela sua atividade antioxidante e antiinflamatória. O mesmo podemos dizer do alho, com relação aos seus efeitos antioxidantes, pelo alto teor de flavonóides. “Após a descoberta dessa saudável parceria, é freqüente encontramos nos couverts e entradas de restaurantes famosos, o alho cozido ou assado associado ao azeite, compondo pratos sofisticados e de sabor exótico”, afirma a nutricionista Amanda Epifânio.

 

CHOCOLATE AMARGO E CAFÉ REVIGORAM O DIA-A- DIA

 

“Essa associação é composta por dois alimentos ricos em cafeína, substância sabidamente estimulante e revigorante. A essas ações acrescentamos uma boa dose de flavonóides do chocolate amargo e seu sabor universalmente apreciado. As receitas são muitas, todas de dar água na boca, principalmente em mousses, shakes e cremes gelados e quentes, todos aliando sabores inconfundíveis com benefícios nutricionais”, explica a diretora do Citen, Ellen Simone Paiva.

 

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