vidaememoria
 

DIA MUNDIAL DO MACARRÃO

 

macarrao

 

A data é comemorada em vários países, entre eles EUA, México, Turquia, Itália, Alemanha, Venezuela e Brasil em 25 de outubro. Ela foi escolhida por ser o dia da realização do 1º Congresso Mundial de Pasta, em Roma, em 1995.

O Brasil é o terceiro maior produtor de macarrão do mundo, com 1 milhão de toneladas (dados de 2001), e faturamento na ordem de R$ 2 bilhões. O consumo de macarrão no Brasil é de 5,6 kg por pessoa, a cada ano.


        DICAS DE COMO COMBINAR O FORMATO COM O MOLHO

 

CABELO DE ANJO: Fica melhor com molhos vinagrete em saladas ou, mais frequentemente, em sopas.

 

GRAVATINHA, PARAFUSO, CONCHINHA Use com molhos de carne e de vegetais ou como salada, principalmente com molho de iogurte.

 

TALHARIM: use com molhos mais concentrados, como Alfredo ou bolonhesa.

 

ESPAGUETE: Molhos líquidos para envolver bem os fios, como alho e óleo, molho de carne e shoyu com vegetais

 

 

MACARRÃO ENGORDA?

 

Durante muito tempo o macarrão foi visto como o vilão das dietas de controle de peso. Muitas pessoas pensam que o macarrão é muito calórico e por isso engorda. A maioria dos especialistas em nutrição e controle de peso concorda que o ganho de peso é decorrente do excesso de calorias que comemos. Isso significa que não importa de onde as calorias extras vêm. Se você ingerir mais calorias do que gasta vai engordar.

 

O ganho de peso não é causado por um alimento em particular. O macarrão

o quando consumido em porções adequadas e combinado com legumes, verduras e outros alimentos pouco calóricos não contribui para o ganho de peso”, ressalta a nutricionista Márcia Terra, consultora Nutricional da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima).

 

Desta forma, entende-se que nenhum alimento deve ser analisado de forma isolada. O que deve ser levado em conta é a composição da dieta, além da forma de preparar os alimentos.

O macarrão é considerado um alimento nutritivo e não contém gordura, colesterol e sódio e é rico em carboidratos complexos, que promovem a liberação mais lenta da energia.

A redução no tempo de transformação do carboidrato em açúcar faz com que o macarrão seja considerado um alimento com “índice glicêmico” (IG) baixo a moderado. O índice glicêmico é a velocidade que o alimento leva para ser absorvido e ser transformado em açúcar no sangue. Dessa forma, o macarrão proporciona sensação de saciedade mais prolongada o que ajuda no consumo adequado de calorias.

 

RECEITAS DE MASSAS

ESPAGUETE INTEGRAL APIMENTADO
INGREDIENTES:

500 g de espaguete integral
3 pimentas dedo-de-moça picadas sem sementes
6 tomates maduros médios
3 dentes de alho picados
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de manjericão fresco
Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Escaldando rapidamente em água fervente, tire a pele dos tomates, depois as sementes e corte em cubos. Coloque-os na tigela onde a massa será colocada depois de cozida. Junte os outros ingredientes e deixe o tomate temperado descansando em lugar fresco por 20 minutos. Cozinhe a massa em água fervente com sal moderado pelo tempo indicado na embalagem. Deixe a massa al dente, escorra e coloque na tigela com o molho. Misture bem e sirva imediatamente. Dá para 4 pessoas

 

 

FRANGO AO MOLHO DE JABUTICABA COM FETTUCCINNE

 

frango

INGREDIENTES:

50 ml manteiga

Sal e pimenta a gosto

150 gramas de talharim pré-cozido

1 colher de óleo de soja

3 filés de frango

Salsinha a gosto

 

INGREDIENTES DO MOLHO

500 g de jabuticaba

80g de açúcar

½ litro de água

1 colher (café) de alecrim

1 colher (café) de tomilho

½ xícara de vinagre

2 dentes de alho

Sal e pimenta

100 g de manteiga.

 

MODO DE PREPARO

Temperar o filé de frango com sal e pimenta e grelhar na frigideira com mínimo de óleo.

Aquecer a manteiga em frigideira anti-aderente, escaldar o macarrão em água fervente e salteá-lo na manteiga, temperar o macarrão com sal e pimenta.

 

MODO DE PREPARO JABUTICABA:

Lave as jabuticabas, retire os caroços e amasse bem com um socador. Em uma panela misture a água, as jabuticabas, as ervas, a pimenta e o vinagre.

Deixe ferver até reduzir à metade do líquido. Coe, volte ao fogo baixo e vá colocando a manteiga em pequenas porções. Deixe esfriar e sirva.

 

MONTAGEM DO PRATO:

Coloque no prato o talharim e sobre ele disponha os files e regue tudo com o molho de jabuticaba e salpique a salsinha. Rendimento: 1 porção

 

CURIOSIDADE: A Plinia trunciflora ou jabuticaba (nome popular) é uma fruta brasileira nativa da Mata Atlântica. É rica em ferro e contém cálcio, fósforo, vitaminas C e do complexo B, frequentemente encontrada  na região sudoeste do Brasil.

 

De casca negra e polpa branca aderida à única semente, as frutas crescem no tronco e em ramos, dando uma característica ornamental a planta que é muito usada no paisagismo, pois atrai a avifauna. Por essa razão é muito cultivada em pomares domésticos e floresce duas vezes por ano.

 

Além de consumidos in natura é utilizada para vários fins, tanto culinários na fabricação de licor, geléia e aguardente, como medicinais o mais popular e a decocção da casca para produção de remédio para a asma.

 

Receita de Josephine Bistrô do restaurateur Jesse de Andrade

_________________________

Direitos autorais (Lei federal nº 9.610/98) - Quando da utilização de material  deste site, deve ser feita a seguinte referência: "extraído de www.idademaior.com.br"