vidaememoria
 

ALMOÇO ESPECIAL PARA O DIA DOS PAIS

Para celebrar uma das mais tradicionais datas familiares, o Dia dos Pais, o Serviço Nestlé ao Consumidor sugere três pratos que sempre agradam o paladar de todos os papais brasileiros. Como entrada, a receita é um Folhadinho Brasileiro - a perfeita combinação de abóbora e carne-seca. A segunda dica é a Polenta com Ragu de Costela, receita tradicional italiana, que já faz parte do cardápio dos brasileiros. E para completar o almoço familiar em grande estilo, sugere a sobremesa que sempre faz o maior sucesso: o tradicional Pudim de Leite!


FOLHADINHO BRASILEIRO
As fotos são do Serviço Nestlé ao Consumidor/ Luiz Fernando Marcian

carne-seca

INGREDIENTES:
1 pacote de massa folhada laminada (300g)
300g de carne-seca
1 tablete de Caldo de Carne
300g de abóbora pescoço cozida e amassada
gema para pincelar

MODO DE PREPARO
De véspera, deixe a carne-seca de molho imersa em água, trocando a água algumas vezes. Leve-a ao fogo para cozinhar imersa em água, em panela de pressão, por cerca de 40 minutos, após iniciar a fervura. Espere sair toda a pressão da panela, escorra a água e passe pelo processador. Reserve. Junte a abóbora amassada com o Caldo MAGGI e a carne-seca e misture bem para dissolver o Caldo. Corte a massa folhada em dez retângulos iguais. Coloque porções do recheio na centro da e dobre as duas laterais. Coloque em uma assadeira, pincele com gema e leve ao forno médio-alto (200°C), pré aquecido, por cerca de 20 minutos ou até dourar.

Rendimento: 10 porções

POLENTA COM RAGU DE COSTELA
Créditos: Serviço Nestlé ao Consumidor/ Eric B
.

polenta

INGREDIENTES:
POLENTA:

1 colher (sopa) de manteiga
4 tabletes de Caldo de Carne
2 xícaras (chá) de fubá
manteiga para untar

MOLHO:
meio quilo de costela bovina em pedaços
1 colher (sopa) de suco de limão
meia colher (sopa) de óleo
1 dente de alho amassado
1 cebola picada
1 folha de louro
2 tabletes de Caldo de Costela
3 tomates maduros sem pele e sem sementes, picados
meia xícara (chá) de vinho tinto seco
meia xícara (chá) de polpa de tomate

MODO DE PREPARO
Polenta:
Coloque para ferver dois litros de água com a manteiga. Dissolva os tabletes de Caldo MAGGI e adicione o fubá em chuva, misturando bem com uma colher. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até aparecer o fundo da panela (cerca de 25 minutos). Espalhe a polenta em um recipiente refratário médio (20 x 30cm) untado. Sirva com o molho de sua preferência.

Molho:
Lave muito bem as costelas e tempere-as com o suco de limão. Em uma panela de pressão aqueça o óleo e doure a carne. Acrescente o alho e a cebola e refogue. Junte o louro, os tabletes de Caldo MAGGI e adicione meio litro de água fervente. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo, até que esteja macio (cerca de 30 minutos após pegar pressão). Desligue e espere sair a pressão. Retire os pedaços de carne da panela e desfie-os. Volte a carne desfiada para a panela e adicione os tomates, o vinho e a polpa de tomate. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou até o reduzir o molho. Sirva quente sobre a polenta.
Rendimento: 8 porções

PUDIM DE LEITE MOÇA
Créditos: Serviço Nestlé ao Consumidor/ Meca

pudim

INGREDIENTES:
1 xícara (chá) de açúcar
1 lata de Leite MOÇA
2 medidas (da lata) de leite
3 ovos

MODO DE PREPARO:
Calda
Em uma panela de fundo largo, coloque o açúcar. Leve ao fogo baixo deixando derreter suavemente. Quando estiver bem dourado, junte meia xícara (chá) de água fervente e mexa com uma colher de pau. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar. Forre com esta calda uma fôrma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve.

Pudim
Em uma tigela ou no liquidificador, misture o Leite MOÇA, o leite e os ovos até que fique homogêneo. Não há necessidade de bater muito. Despeje na fôrma caramelada.
Cubra a fôrma com papel de alumínio e asse em banho-maria em forno médio (180º C) por cerca de 1 hora e 30 minutos. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva a seguir. Rendimento: 10 porções

DICA:
- O pudim desenforma melhor, quando bem gelado. Se possível, prepare-o de véspera. - Para saber se o pudim já está assado, espete-o com uma faca. Esta deve sair limpa

 

_________________________

Direitos autorais (Lei federal nº 9.610/98) - Quando da utilização de material  deste site, deve ser feita a seguinte referência: "extraído de www.idademaior.com.br"