vidaememoria
 

RECEITAS DE BOLOS

BOLO DE FUBÁ COM FIBRAS, BANANA E QUEIJO

Esta receita ganhou o concurso cultural promovido pela Novartis e comandado pelo chef Edu Guedes, do programa de tevê Hoje em Dia (Rede Record). A receita foi criada por Andreia Martins Silva de Godoy.

O bolo é preparado com ingredientes tradicionalmente utilizados na cozinha brasileira, como fubá e banana, com um toque de queijo parmesão. De fácil execução, a receita ganha valor nutricional com a adição de Benefiber®, a única fibra 100% solúvel. Aprovado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, o suplemento possui características que não alteram o sabor nem a consistência do alimento.

Segundo a gerente de marketing da Novartis, Michele Rudnik, o consumidor percebe uma melhora imediata no funcionamento do intestino após ingerir Benefiber. “Ao estimular a criatividade dos participantes para elaborar receitas unindo sabor e saúde, mantivemos o foco direcionado ao produto: a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, ressalta.


BOLO DE FUBÁ COM BANANA E QUEIJO

bolo-fuba

INGREDIENTES:

04 ovos
02 meia xícaras de açúcar
02 colheres (sopa) de Benefiber®
3 quartos de xícara de óleo
02 xícaras de fubá (ou milharina, se preferir)
01 e meia xícara de farinha de trigo
01 copo de leite morno
01 colher (sopa) de fermento em pó
05 bananas nanicas maduras cortadas em rodelas
01 xícara de queijo parmesão ralado
Açúcar e canela para polvilhar

MODO DE PREPARO:
Bater bem na batedeira os ovos e acrescentar o açúcar até que fique homogêneo. Acrescentar as colheres de Benefiber®, o óleo, o fubá (ou milharina), e a farinha, alternando-os com o leite. Colocar o fermento em pó e misturar o queijo e a banana em rodelas levemente na massa. Untar uma assadeira com furo central, colocar para assar em forno 180°, pré-aquecido, até ficar dourado (de 35 a 45 minutos). Retirar do forno e polvilhar o açúcar com a canela.

OBSERVAÇÃO: Conforme indicado no rótulo do produto, o consumo diário de Benefiber não deve exceder 8 colheres de chá (4 sachês) por dia (até 14g de produto por dia).

BOLO DE CENOURA

bolo-cenoura

INGREDIENTES

2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
4 ovos
1 colher (sopa) de fermento
1 xícara de óleo
3 cenouras

MODO DE PREPARO
Colocar as cenouras picadas, ovo e o óleo no liquidificador. Bater. Depois despejar a massa na forma, acrescentar farinha de trigo, açúcar e fermento. Mexer com uma colher de pau até formar bolhas. Levar ao forno médio por trinta minutos.

OBSERVAÇÃO: Se quiser pode-se adicionar ao bolo calda de chocolate, misturando 1 lata de leite condensado com 3 colheres de sopa de chocolate em pó. Leve ao fogo até engrossar. Depois coloque sobre o bolo de cenoura.

BOLO DE CHOCOLATE MOLHADINHO

bolo-chocolate

INGREDIENTES

2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
6 colheres de sopa cheias de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
6 ovos

MODO DE PREPARO
bata as claras em neve, acrescente as gemas e bate novamente, coloque o açúcar e bata outra vez.  coloque a farinha, o chocolate em pó, o fermento, o leite e bata novamente.  Untar um tabuleiro e colocar para assar por aproximadamente 40 minutos em forno médio. Enquanto o bolo assa faça a cobertura com 2 colheres de chocolate em pó, 1 colher de margarina, meio copo de leite e leve ao fogo até começar a ferver. jogue quente sobre o bolo já assado.

Receita de http://tudogostoso.uol.com.br/usuario/2255-denise-aparecida-fonseca-medeiros/

O BOLO DE SUZY
INGREDIENTES
250 g de chocolate amargo picado
250 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
200 g de açúcar
4 ovos grandes em temperatura ambiente
70 g de farinha de trigo

MODO DE PREPARO
Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Deixe esfriar.
Misture a manteiga e o açúcar em um processador de alimentos, em velocidade média. Junte os ovos, um a um, batendo durante 1 minuto entre cada ovo. Deixe na velocidade mínima e incorpore o chocolate e, em seguida, a farinha. Bata até que a massa fique homogênea. Despeje a massa em uma fôrma untada, alise a superfície e asse em forno preaquecido a 180º C por cerca de 30 minutos, até que o bolo esteja levemente inflado e a parte de cima um pouco rachada.

Deixe esfriar. Em seguida, coloque na geladeira por uma hora para que seja mais fácil desenformar. Sirva em temperatura ambiente. “Em casa, servimos este bolo com sorvete de gengibre, chantilly ou baba-de-moça”, sugere Pierre Hermé
.

BOLO DE BANANA
INGREDIENTES

1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
8 colheres (sopa) de margarina
4 bananas cortadas em fatias
açúcar e canela para polvilhar

MODO DE PREPARO
Misture bem o açúcar, a farinha, a margarina, o leite e o fermento. Coloque a massa numa forma untada e polvilhada com farinha de trigo. Por cima, distribua as bananas cortadas. Finalize polvilhando bastante açúcar com canela. Leve para assar em forno médio

 

_________________________

Direitos autorais (Lei federal nº 9.610/98) - Quando da utilização de material  deste site, deve ser feita a seguinte referência: "extraído de www.idademaior.com.br"