vidaememoria
 

DELICIOSOS SOUFFLÉS

Criado na França, o soufflé é resultado de uma experiência que deu certo. Foi inventado por cozinheiro que resolveu bater ovos com creme e levou a mistura ao forno para ver no que dava. Apesar de não ser uma preparação difícil, exige que fique bem cozido para o calor penetrar na mistura.

Entre os que adoravam este prato, que pode ter vários sabores, destacamos  Churchill, o barão de Rotschild e o general Charles de Gaulle.

Aqui lhe apresentamos algumas receitas salgadas do prato com toque brasileiro do leite de coco.

 

SOUFFLÉ DE PALMITO E MILHO VERDE

sufle-palmito

 INGREDIENTES
1 garrafinha (200ml) de leite de coco

2 colheres de sopa de cebola picadinha
3 colheres de sopa de margarina
1 xícara de chá de leite
1 lata de milho verde
3 colheres de sopa de amido de milho
1 lata de palmito picado
½ xícara de chá de queijo parmesão ralado
4 ovos
sal a gosto

MODO DE PREPARO
Doure a cebola na margarina, junte o leite e o leite de coco e reserve. Bata no liquidificador metade do milho com um pouco de água e o amido de milho. Junte à mistura reservada e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Acrescente o milho restante, o palmito, o queijo ralado, o sal e as gemas, uma a uma, mexendo sempre, por 2 minutos. Acrescente as claras em neve e misture delicadamente. Reserve. Faça um colarinho com papel alumínio ao redor de uma fôrma para suflê untada e coloque a mistura reservada. Leve ao forno por 1 hora. Sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções

 

SOUFFLÉ DE FRANGO

sufle-frango

INGREDIENTES
1 garrafinha (200ml) de leite de coco light
400g de peito de frango temperado, cozido e desfiado (frio)
1 colher bem cheia de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de leite desnatado
1 cebola bem picadinha
1 dente de alho amassado
4 ovos
sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO
Coloque a manteiga na panela com a cebola e o alho, deixe dourar. Junte o frango e deixe refogar um pouco. Dissolva a farinha de trigo no leite, acrescente o leite de coco light e as quatro gemas desmanchadas, incorpore ao frango. Verifique o sal. Se preferir, adicione a pimenta do reino. Continue mexendo até se desprender do fundo da panela. Depois de frio, acrescente as claras delicadamente. Leve ao forno em forma refratária grande ou 4 individuais.

Rendimento: 4 porções


SOUFFLÉ DE SIRI

sufle-siri

INGREDIENTES
1 garrafinha (200ml) de leite de coco
300g de carne de siri
1 colher de sopa de margarina
200g de repolho cru picadinho
¼ xícara de chá de azeite
1 cebola picadinha
1 dente de alho socado
1 ½ colher de sopa de extrato de tomate
meia xícara de chá de leite
½ xícara de chá queijo ralado
4 ovos
1 xícara de chá de farinha de trigo
½ xícara de chá de salsa e cebolinha picadas
sal e pimenta-do-reino a gosto
farinha de rosca para polvilhar

MODO DE PREPARO
Aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho e deixe dourar. Adicione a carne de siri, o repolho, o extrato de tomate, misture bem e abaixe o fogo. Deixe cozinhar um pouco, coloque o sal e a pimenta-do-reino. Apague o fogo, deixe amornar e reserve. A parte, bata no liquidificador o leite e o leite de coco, o queijo ralado, as gemas, a farinha de trigo, uma pitada de sal e uma de pimenta-do-reino. Bata bem e deixe descansar o creme por 5 minutos. Em uma panela, aqueça a margarina, acrescente o creme e mexa bem até este ficar espesso. Apague o fogo, coloque o siri, a salsa e a cebolinha, misture e envolva as claras em neve. Coloque em um refratário untado e polvilhado com farinha de rosca e leve ao forno até dourar. Sirva quente.

Rendimento: 4 porções


SOUFFLÉ DE ABOBRINHA AO LEITE DE COCO

sufle-abobrinha

INGREDIENTES
1 Kg de abobrinha
1 cebola grande bem picada
1 dente de alho bem picado
4 tomates (sem pele e sem sementes) picados
2 ovos (claras em neve)
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (de sopa, bem cheias) de maisena
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
sal, salsa e cebolinha picadas
3 colheres (sopa) cheias de queijo parmesão ralado
1 garrafinha (200ml) de leite de coco

MODO DE PREPARO
Faça um refogado com a manteiga ou margarina, a cebola, o alho, os tomates e junte as abobrinhas cortadas em pedaços regulares.  Sal a gosto.  Deixe amolecer um pouco.  Junte o leite de coco, o queijo parmesão, a salsa, a cebolinha e engrosse com o leite. Nessa etapa, devem ser desmanchadas as gemas e a maisena.

Misture bem, mexendo sempre, até conseguir boa consistência.  Leve ao forno para gratinar numa fôrma refratária untada.  Salpicar com queijo ralado.

SAIBA QUE o leite de coco é rico em vitaminas, sais minerais e proteínas, e não tem colesterol. Sendo 100% natural  e ainda contém ferro, que previne a anemia. Possui mais selênio, ácido fólico e Vitamina E do que o creme de leite e algumas frutas tropicais, como acerola, maracujá, abacaxi e graviola, sendo excelente no combate à formação de radicais livres.

No Brasil, ele é muito utilizado em pratos da culinária baiana e para fazer doces e guloseimas. O que pouca gente sabe, porém, é que ele está fazendo muito sucesso ao lado da ave mais consumida do país, o frango

 

_________________________

Direitos autorais (Lei federal nº 9.610/98) - Quando da utilização de material  deste site, deve ser feita a seguinte referência: "extraído de www.idademaior.com.br"