maiores
 

 

OS MAIORES

Aqui você vai ler assuntos de várias áreas voltados ao envelhecimento, ligados ao que está acontecendo ou ao que devemos estar atentos.
Falamos também dos idosos.
Descubra porque eles são os Maiores.

SAÚDE NÂO TEM IDADE

 

A Santa Helena Saúde, em parceria com o Hospital das Clínicas de São Paulo, promove palestras sobre assuntos voltados à terceira idade, e já abordaram temas como: “Esquecimento é normal com a idade?”, “Dicas de memória” e “Medicamentos: solução ou problema?”, “Qual a importância do check up?” e “Mudança de hábitos de vida”.   O objetivo é incentivar o envelhecimento saudável, a partir do projeto “Saúde não tem idade” que tem como público-alvo toda população idosa do Grande ABC.

 

As palestras serão gratuitas e abertas a todos interessados, contando com a participação de profissionais do Hospital das Clinicas e da equipe multidisciplinar da Santa Helena.

 

Segundo a médica Luciane Patrícia do Amaral, a forma como se envelhece depende basicamente de dois fatores: a herança genética (pré-estabelecida e imutável) e os fatores ambientais. Esses últimos podem ser modificados e, conseqüentemente determinar o envelhecimento saudável.

 

- Hábitos de vida saudáveis como dieta balanceada, prática de atividade física, vacinação, visitas periódicas ao médico, realização de exames de rotina fazem parte da medicina preventiva. Por isso a importância das palestras, que levam informações aos idosos, explica..

 

“Atuando nessas questões é que se tem o maior resultado na busca do envelhecimento saudável. A medicina preventiva busca prevenir doenças ou diagnosticá-las precocemente, evitando, assim, que suas conseqüências tragam perda de funcionalidade ao idoso. Não se considera idoso saudável aquele que não tem doenças, mas, sim, aquele que, mesmo tendo doenças elas estejam controladas e não tragam prejuízo ao seu dia a dia. Dessa maneira a medicina preventiva é a principal arma na busca do envelhecimento saudável”, finaliza Luciane.

   

NÚMEROS SOBRE TERCEIRA IDADE

 

Segundo estatísticas, o Brasil tem hoje 15 milhões de pessoas na terceira idade, número 3 vezes maior do que há 4 décadas. A previsão é de que em 2025 o país terá a sexta maior população de idosos do mundo: 32 milhões de indivíduos com mais de 60 anos, passando dos atuais 7% da população Brasileira para 15%. Esse envelhecimento populacional se deve a queda da fecundidade da mulher brasileira associado ao aumento da expectativa de vida da população.

 

Quanto à atividade física, 70% dos idosos no Brasil são sedentários; no estado de São Paulo este número chega a 73,4% (fontes projeto SABE).

 

URANO APRESENTA BALANÇA PARA A TERCEIRA IDADE

 

Com a nova balança da Urano, não é mais preciso forçar os olhos nem buscar os óculos na hora de ir se pesar. A UP 200 tem capacidade para até 200kg e traz as medidas em dígitos gigantes, para facilitar a vida na melhor idade. Além da vantagem, a balança ainda possui um design moderno e sofisticado, embelezando qualquer peça da sua casa. 

 

 

 

 


_______________________

Direitos autorais (Lei federal nº 9.610/98) - Quando da utilização de material  deste site, deve ser feita a seguinte referência: "extraído de www.idademaior.com.br"