maiores
 

 

OS MAIORES

Aqui você vai ler assuntos de várias áreas voltados ao envelhecimento, ligados ao que está acontecendo ou ao que devemos estar atentos.
Falamos também dos idosos.
Descubra porque eles são os Maiores.

EMBORA NINGUÉM POSSA VOLTAR ATRÁS E FAZER UM NOVO COMEÇO.
QUALQUER UM PODE COMEÇAR AGORA E FAZER UM NOVO FIM.
CHICO XAVIER

A QUESTÃO DO ENVELHECIMENTO
PARA QUEM ESTÁ ENVELHECENDO
ÉRICA VERDERI

Nossa aparência física pode influir imensamente sobre a maneira como nos sentimos a respeito de nós mesmos. Ela está constantemente mudando e vamos nos tornando cada vez mais velhos. As mudanças na aparência dos últimos anos podem se converter numa fonte de frustração para algumas pessoas se elas as associarem a uma perda de atração, perda de possibilidades.

Especialistas do envelhecimento se preocupam em recuperar a capacidade funcional orgânica para assim, melhorar os hábitos diários, a qualidade de vida e adquirir o bem-estar. A perda de capacidade resulta na diminuição do bem-estar do geronte.

A idade avançada não indica o fim da vida de uma pessoa. Apenas a intensidade nas atividades do dia-a-dia é que diminuem. Porém os sabores da vida passam a ser melhor degustados.

O período de transição entre a vida ativa e a aposentadoria, quando não planejada, poderá trazer ao geronte o sentimento de perda, se planejada, um momento de nova conquista. Mas como saber a hora de planejar? Sempre é hora de planejar!

Todos estamos cada dia mais velhos. A conquista ou a perda dependerá do perfil do geronte, dos planos para o futuro, dos programas para a terceira idade que ele fizer parte e da sociedade que lhe propiciar melhor nível de qualidade cultural, profissional, de saúde e de socialização.

O estresse compromete o bem-estar do envelhecente. Um estresse pode geralmente provocar problemas físicos tais como tensões, dores de cabeça ou ataques cardíacos. A primeira coisa que o geronte deve fazer é identificar os eventos em sua vida que o conduzam à sensação de estresse e gradativamente substituindo por eventos de prazer.

É certo que não se pode evitar o envelhecimento. No entanto, podemos exercer influência sobre a maneira de como envelhecer, contribuindo para um significativo bem estar com qualidade de capacitação em nossas atividades/movimentos e relacionamento social .

Envelhecer não significa necessariamente redução de capacidade e diminuição de atividades. Envelhecer pode significar enriquecimento espiritual e uma vida aprazível, a partir do momento que a Educação Física Gerontológica se disponibilizar em prol das pessoas que envelhecem, contribuindo para a aceitação de todos que, estão passando pela vida e construindo uma história. E não simplesmente, deixando a vida passar...

Profª Ms. Érica Verderi - FEFISO/ACM verderi@cy.com.brdi


ATITUDES POSITIVAS RETARDAM O ENVELHECIMENTO

DR. MARCOS GRILLO

 

Pesquisadores da Universidade do Texas (Estados Unidos) constataram que pessoas otimistas têm menos probabilidade de mostrar sinais de envelhecimento do que os pessimistas.

Embora as clínicas de cirurgia plástica possam resolver quase todos os problemas que comprometem a auto-estima das pessoas, o combate ao estresse tem sido visto como importante coadjuvante para prolongar a boa aparência.

"Ter um rosto jovial e harmônico é o sonho de muitas mulheres. Elas investem na aparência, mas se esquecem, às vezes, de que para que a beleza e a juventude se prolonguem é necessário cultivar a saúde mental e tentar desestressar", diz o doutor Marcos Grillo, PhD em Cirurgia Plástica, de Curitiba.

Segundo o cirurgião, a pele reflete o estado físico e mental da paciente. "O estresse faz com que haja uma descompensação hormonal, prejudicando diretamente o sistema imunológico e a renovação celular. Podemos reparar que é justamente em períodos mais críticos, em que estamos mais fragilizados emocionalmente e contabilizando uma seqüência de noites mal-dormidas, que surgem mais acnes, herpes labial, ou que aparentamos o 'peso' da idade".

Longos períodos de estresse retardam o processo de renovação da pele, destroem as fibras de colágeno e provocam a perda da elasticidade e viço. "É comum, também, surgirem bolsas palpebrais proeminentes, cujo tratamento mais eficaz ainda é a blefaroplastia (cirurgia plástica dos olhos)", diz o cirurgião.

Quem já está se sentindo envelhecido antes da hora, aparentando mais idade do que tem, não precisa ficar desesperado. "Sempre é tempo de se adotar hábitos saudáveis e uma atitude mais otimista diante da vida. E há recursos muito eficientes que dão ótimos resultados, como o peeling a laser e a aplicação de toxina botulínica para suavizar rugas de expressão e sinais de envelhecimento. Para quem já passou dos 50 anos, outra boa opção é a combinação do facelift com o botox, para dar uma 'levantada geral' na aparência", diz Grillo.

REGRAS DE OURO PARA AFASTAR O ESTRESSE:
. Primeiro, sempre que insistir em pensar nos problemas, tome um copo d'água. Além de garantir a hidratação ideal, só o fato de desviar os pensamentos para apanhar a água incentivará a mente a 'mudar de assunto';


. Não tome decisões importantes nas fases mais críticas. Nem mesmo decisões radicais em relação à aparência, já que o efeito poderá ser desastroso;

 

  . Reveja os traços positivos da sua personalidade e ressalte seus pontos fortes, fisicamente. Depois que a pior fase passar, daí sim é hora de se decidir por mudanças;


. Evite recorrer ao cigarro, álcool ou drogas. São um veneno para a saúde e para a beleza física;


. Faça exercícios aeróbicos regularmente, adote alguns exercícios de relaxamento e Yoga, ou simplesmente saia para dar longas caminhadas habitualmente.


Dr. Marcos Grillo é PhD em cirurgia plástica e atua em Curitiba.


_______________________

Direitos autorais (Lei federal nº 9.610/98) - Quando da utilização de material  deste site, deve ser feita a seguinte referência: "extraído de www.idademaior.com.br"