vidaememoria
 



TEMPOS DE NOSTALGIA
Adelino P. Silva

     FEIRA DE ANTIGUIDADES

 feira

 

Todo primeiro sábado de cada mês realiza-se uma Feira de Antiguidades na tradicional Rua do Lavradio, no Rio  de Janeiro, sob o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro. Os objetos ali expostos são os mais variados e curiosos possíveis: binóculo para teatro, canetas, moedores de carne, discos 78rpm dos anos 40/50, lápis de propaganda, gravadores de som, projetores de cinema, máquinas fotográficas, pinguins para geladeira (...), pedaços de bonecas e bonecos, mesas, escrivaninhas, penas (de escrever), sinos, sinetas, telefones, enfim tudo...

 

Eu gosto de antiguidades, mas me interesso mais por publicações antigas, tais como, Revista do Rádio, Scena Muda (sic), Filmelândia, Cinelândia, Cruzeiro, Manchete, Globo Juvenil, Gibi e vai por aí. É claro que nem tudo é antiguidade. Há barracas de bijuterias, de roupas, de artesanato, expositores de desenhos feitos na hora.

De vez em quando costumo parar num estande que expõe para venda fotos antigas. Fotos de família. Às vezes me comovo folheando álbuns de casamentos, de batizados, de formaturas, de primeira comunhão, postais com dedicatórias carinhosas escritas à pena e tinta nanquim. Fotos de pessoas sorridentes, alegres, sérias, todas posadas, com muito orgulho e pompa. E até cartas redigidas no estilo "Pego na pena para escrever estas mal-traçadas linhas"... Não têm nomes, destinatários, mas na maioria das vezes, têm data: 1929, 1934, 1942, 1947. E fico pensando: o quê teria acontecido àquelas pessoas? Onde estarão agora? Ou já se foram? Por qual motivo jogaram fora suas cartas e fotografias? Por ódio, amor ou indiferença? Ou não jogaram, jogaram por elas? É um mistério quase insondável. Só mesmo seus próprios figurantes poderiam explicar... Mas, nostalgias à parte, vale a pena ir até lá.

 

Adelino Silva procura escrever textos simples, desprovidos de qualquer pretensão literária, apenas para contar reminiscências pessoais ou não. Ele é autor do blog http://maisoumenosnostalgia.blogspot.com/2006/12/blog-novo-na-telinha-feliz-natal.html Foto: Um "aspecto" da Feira de Antiguidades (foto de Aps - digital)

 

PORTAL AUGUSTO MALTA

 

O Arquivo-Geral da Cidade lançou na internet, um portal (http://portalaugustomalta.rio.rj.gov.br) dedicado a Augusto Malta (1864-1957), um dos mais importantes fotógrafos que registraram imagens do Rio Antigo.

 

   O acervo de imagens passou por tratamento especializado para sua conservação e foi digitalizado em alta e baixa resolução. O portal foi desenvolvido com recursos da lei municipal de incentivo à cultura (Lei do ISS) e conta com a parceria do Museu Histórico da Cidade, Funarj e MIS.

 

A partir de agora, os interessados terão acesso às fotos digitalizadas, o que além de facilitar as pesquisas, oferece segurança para as fotos originais. O portal também contém textos de pesquisadores e fotógrafos e muitas outras informações. Outras instituições poderão disponibilizar seus acervos de fotos de Malta no novo portal. Malta aposentou-se como funcionário da Prefeitura, em 1936, depois de servir a diversas administrações desde o prefeito Pereira Passos.

 

_________________________

Direitos autorais (Lei federal nº 9.610/98) - Quando da utilização de material  deste site, deve ser feita a seguinte referência: "extraído de www.idademaior.com.br"